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ARQUITETURA MODERNISTA NA BALENCIAGA EM BERLIN

Por Conteúdo_ – 11/01/2022

A marca de moda Balenciaga projetou uma loja de concreto em Berlim para fazer referência à arquitetura modernista da cidade e comemorar a abertura da sua primeira loja de varejo por lá.

Localizada em Charlottenberg, no oeste de Berlim, dentro do edifício Haus Cumberland, listado como Grade II, a loja ocupa 296 metros quadrados no térreo.

@Balenciaga

Em nítido contraste com o exterior neoclássico do edifício, o interior da loja apresenta o conceito Raw Architecture da Balenciaga, que a marca introduziu em seus locais de varejo na recente inauguração de sua loja Sloane Street em Londres.

O conceito Raw Architecture visa produzir uma qualidade “inacabada” projetada em justaposição ao ambiente tipicamente refinado do varejo.

“O espaço recém-projetado dá continuidade ao conceito Raw Architecture da Balenciaga, que preserva e responde aos locais existentes, efetivando uma qualidade inacabada ou em andamento, cuja aspereza e inconformidade contradiz o ambiente predominantemente polido de uma loja”, disse Balenciaga.

@Balenciaga

A fachada de pedra da loja Balenciaga Berlin e suas janelas e toldos em arco foram adornados com o logotipo sem serifa da Balenciaga. No interior, as telas digitais exibem as imagens e o conteúdo da campanha da casa de moda.

O piso da loja é coberto por lajes quadradas de concreto que refletem a pavimentação da calçada do lado de fora.

@Balenciaga

Painéis de concreto manchado e rachado cobrem as paredes sob um teto rebaixado, que foi propositadamente descoberto para expor as instalações industriais e a estrutura centenária que se destina a ocultar acima.
Balenciaga explicou que usou concreto envelhecido e desgastado em um esforço para “ecoar o legado da arquitetura modernista de Berlim”.

Vidros espelhados, cortinas cinza e prateleiras de alumínio cobrem as paredes em frente e entre o concreto envelhecido, enquanto finos guarda-roupas de metal adicionam um toque de delicadeza, mas sublinham o ambiente industrial da loja.

@Balenciaga

“Barras suspensas fortemente envelhecidas adicionam uma paleta de materiais reduzida e levantamento de elementos representativos de várias épocas, enfatizando ao mesmo tempo a vastidão de seu espaço e a complexidade da experiência urbana”, disse a casa de moda.

A estética Raw Architecture é transportada para o mobiliário da loja, com assentos de couro desgastados colocados em grupos de quatro em toda a loja para adicionar à sua aparência decadente.

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