PAGINAÇÃO DE REVESTIMENTOS - conteudo_
 

Mag C_

PAGINAÇÃO DE REVESTIMENTOS

Por Conteúdo_ – 19/07/2021

A escolha de revestimentos para pisos e paredes é uma das partes mais importantes de um projeto. Quando bem escolhidos e instalados adequadamente, os revestimentos podem inclusive potencializar a beleza do ambiente, sendo seu grande diferencial.

Por isso, o planejamento é tão importante e é preciso tomar alguns cuidados na escolha e principalmente na paginação dos revestimentos.

Mas você sabe o que é paginação de revestimentos?

A paginação de revestimentos, sejam eles de cerâmica, pedra, madeira ou porcelanato, é o estudo de tamanho, cor, estampa, quantidade de peças e dinâmica de disposição dos pisos e revestimentos de parede a serem instalados em um projeto. Através dele é que se chega a todas estas conclusões que podem mudar toda a decoração de um cômodo, trazendo fluidez de forma elegante e discreta.

É a paginação que vai determinar por onde vai começar a instalação das peças e em que direção elas serão dispostas. Além disso,  a paginação também define o tamanho ideal e fornece a quantidade de peças necessárias para determinado ambiente.

No caso de revestimentos estampados ou peças com desenhos diferentes, a paginação é especialmente importante: é necessário organizar o painel para evitar que se formem padrões indesejados ou repetições não esperadas.

Uma boa paginação dos revestimentos pode levar a resultados muito mais harmoniosos e evitar desperdícios de material na hora da instalação.

Conheça agora os principais tipos de paginação.

ALINHADA
DIAGONAL

A paginação alinhada é sem dúvida a mais utilizada na construção civil e isso se deve justamente ao fato da maioria dos ambientes serem retangulares/ quadrados. Esse tipo de paginação normalmente é a mais econômica pois permite que seja instaladas peças com menos recortes.

Uma variação do estilo de paginação alinhada é a paginação em diagonal. No entanto, a paginação a 45 graus é limitada em relação ao formato da peça, podendo somente ser instaladas dessa forma as peças quadradas. Além disso, seu desempenho em relação aos recortes é desvantajoso, pois os recortes gerados muitas vezes não podem ser reaproveitados.

A paginação por amarração segue a mesma ideia do assentamento de blocos em uma construção: uma linha segue desencontrada da outra. Pode ser feita na vertical, horizontal, diagonal.

Essa paginação pode ter uma variação, também chamada transpasse, e seguir outras proporções além de alinhar somente pelo centro da peça (1/2), como o alinhamento a 1/3 ou 2/7 da peça, ou outras variações que podem ser projetadas em função da dimensão do ambiente.

A paginação estilo dama é indicada principalmente em casos de revestimentos de tamanho menor e estreito, como é o caso de taco de madeira e alguns revestimentos cerâmicos retangulares. Essa paginação funciona bem tanto em revestimento de pisos e paredes e quando instalados, as peças lembram o tabuleiro de xadrez e damas.

A paginação escama de peixe apresenta uma lógica de encaixes e pode ser utilizada em revestimentos de formato retangular, como alguns porcelanatos e peças de madeira, revestimento laminado e vinílico. A distribuição ocorre com peças na horizontal e na vertical e lembram a estrutura de escama de um peixe, como o próprio nome diz.

Seguindo a mesma lógica da paginação escama de peixe, a paginação espinha de peixe tem a mesma disposição das peças, porém a direção é rotacionada, de modo a parecer com a espinha do peixe. Outro nome que pode ser dado a essa paginação é Chevron.

Outro detalhe importante é que ambientes pequenos pedem paginação bem planejada para que tenham uma sensação de amplitude. Já no caso de ambientes maiores, é possível fazer projetos mais elaborados, como a paginação espinha de peixe por exemplo.