DICAS DE FENG SHUI - conteudo_
 

Mag C_

DICAS DE FENG SHUI

Por Conteúdo_ – 20/07/2021

O Feng Shui é uma técnica chinesa milenar chinesa de 4 mil anos que atrai energia positiva para sua vida através da harmonização dos espaços, e não tem nenhuma ligação com religião. Com o Feng Shui é possível identificar padrões vibratórios de energia de um determinado local e harmonizar seus espaços garantindo bem-estar e equilíbrio mental e espiritual para os moradores do imóvel. Seus benefícios se estendem a diversas áreas, como saúde, trabalho, família, prosperidade e outros aspectos importantes.

Através do estudo da planta baixa de um imóvel são indicadas as melhores cores, formas, disposição de móveis e objetos, elementos naturais e iluminação necessária para manter um bom fluxo de energia vital. Essa “ciência” Chinesa determina qual o design que se aplica melhor para cada espaço, equilibrando todas as energias e aumentando a harmonia do fluxo energético dos ambientes.

Já falamos aqui na matéria sobre Design Afetivo, que a nossa casa é como a nossa alma, reflete nossa essência e nosso estado de espírito. Portanto, ao harmonizar a energia do lar com o Feng Shui, os moradores podem ter inúmeros benefícios, tais como: ter mais saúde, melhorar a carreira, obter prosperidade, ter mais criatividade e concentração, solucionar problemas de relacionamento, conquistar realização pessoal, aumentar o foco e cultivar o otimismo.

 

BAGUÁ

Para determinar a correspondência das áreas da sua casa com as áreas da sua vida utilizamos o Baguá, uma figura geométrica de 8 lados.

O baguá é como se fosse um “mapa” octogonal que divide sua casa em nove áreas iguais, às quais podemos chamar de Áreas da Vida.

As áreas da vida estudadas pelo Feng Shui são:

  • Trabalho ou carreira;
  • Espiritualidade ou sabedoria;
  • Família;
  • Prosperidade;
  • Sucesso;
  • Relacionamentos;
  • Criatividade;
  • Amigos ou viagens e;
  • Saúde.

Ao aplicar o baguá em sua casa, você adquire uma ferramenta forte e poderosa para identificar onde atuar para criar as mudanças de vida desejadas.

 

 

 

OBJETIVOS DO FENG SHUI

  1. Preservar e guardar as influências positivas que existem em um local, fazendo com que ela continue ali e irradie boas energias para o restante dos ambientes.
  2. Reduzir ou aniquilar todo tipo de energia negativa que possa existir nos ambientes.
  3. Fazer com que alterações arquitetônicas curem o ambiente e todos os moradores, estimulando as características benéficas do local, através das formas, cores e posicionamento de objetos e móveis.
Agora vamos ver alguma dicas do Feng Shui para a sua casa.

PROSPERIDADE E FELICIDADE

O número na entrada da casa deve ser de fácil visualização, assim de cara as facilidades entraram em seu lar. Porta de entrada com boa passagem, sem nenhuma obstrução ou espaço reduzido. Sinos de vento na entrada da casa, fazendo com que o som e as vibrações do ar purifiquem sua casa.

Tenha sempre uma fachada de casa bem pintada e limpa, jamais deixando lixo na frente de casa.

Plantas do lado esquerdo de quem entra filtram a energia densa e deixam o ambiente mais agradável. Algumas sugestões são a Espada-de-São-Jorge, o Bambu e o Comigo-Ninguém-Pode.

Para harmonizar essa área, utilize objetos com formas irregulares e assimétricas, as cores correspondentes e plantas em água ou terra. Use também fotos do seu trabalho ou que tenham a ver com sua profissão.

 

ABUNDÂNCIA E PAZ

Utilize tudo que traga a energia das águas calmas como fonte de água, quadros com imagem de rios, objetos com temas náuticos, foto de cachoeiras e aquários de peixes.

 

CORES 

  • Purpura e Vermelho – energia da prosperidade. (podem estar em todos os tipos de objetos decorativos, quadros, esculturas, cortinas, tapetes, almofadas, móveis e paredes).
  • Verde – também eleva a energia da prosperidade pois representar o elemento madeira que é o regente desta energia.
  • Amarelo, Dourado e Prateado – Atraem a riqueza (ao olhar para eles, de imediato nos lembramos de ouro e joias, e energia atrai energia similar).
  • Em relação as cores utilizadas na decoração, o Feng Shui recomenda o uso de tons naturais da terra e também os tons de branco. Uma combinação perfeita para você imprimir o sentimento de tranquilidade ao seu lar!

AMBIENTES

HALL

Evite colocar objetos diretamente na entrada da sua casa. No Feng Shui, o fluxo de energia que vem da rua tem uma importância fundamental para a energia interna da residência.

Neste cantinho da sua casa você pode investir em um bom paisagismo. Reproduza um pequeno jardim, com elementos que proporcionem uma sensação de bem-estar para quem estiver entrando pela porta principal. Você também pode incluir elementos, como alguns vasos, para dar um charme a mais no ambiente.

Mas lembre-se, qualquer objeto incluído na decoração do hall de entrada da casa não deve ficar de frente para a porta.

SALA

O meio da sala deve ser livre e os móveis devem ser posicionados para o centro, pois é ali que estão concentradas características como a paz e a força, segundo a técnica do Feng Shui;

Instale luminárias de teto e objetos arredondados, que podem ser um tapete ou uma mesa de centro, por exemplo.

Os móveis para sentar devem estar alinhados a uma parede, o que traduz a sensação de segurança e estabilidade.

Evite posicionar o sofá de costas para a porta de entrada ou posicionar sofá, cama, mesa de costas para a janela.

COZINHA

Deixe a cozinha e o fogão sempre limpos, pois eles simbolizam prosperidade, além disso  evite usar apenas uma das bocas do fogão.

Todas as bocas do fogão devem funcionar, o fogão e o forno devem permanecer limpos e impecáveis, nenhuma lixeira deve ficar próxima ao fogão,  pois isso tira a energia do elemento fogo e mantenha o local onde a comida é feita, limpo, organizado e sempre funcionando, pois faz com que todas as outras energias da casa se mantenham em funcionamento.

QUARTO

No Feng Shui existe o princípio de que cada ambiente possui um móvel principal. Nos dormitórios, ele pode ser representado pela cama, por exemplo. Neste caso, quem estiver sobre ela deve ter a visão da porta de entrada do quarto, porém, não deve ficar bem em frente a esta porta.

Você deve evitar que objetos muito grandes e pesados sejam colocados próximos à cabeceira da sua cama, pois segundo a tradição, eles podem afetar o subconsciente de quem dorme ali. Além de causar ansiedade, essas peças também podem trazer preocupações desnecessárias.

Os espelhos também devem ser instalados com muita atenção! Evite colocá-los sobre a cabeceira, pois eles costumam refletir a energia que deveria ficar concentrada nesta região do seu quarto.

Deixe sempre gavetas e armários arrumados.

HOME OFFICE

Se você possui um escritório em casa, a mesa se torna o móvel principal. Portanto, deixe-a posicionada de modo que fique no centro do cômodo e nunca de costas para a porta.

No home office é importante que a mesa esteja posicionada de uma forma em que a pessoa sentada veja quem está entrando no local; é o que chamamos de posição de comando. Precisamos estar na posição de comando para que nossa vida flua e a gente consiga tomar as rédeas da vida. Porém é preciso evitar que o móvel fique de costas para a janela, pois essa é uma posição desfavorável para o sucesso. Outra posição que deve ser evitada é a de manter a mesa de frente para a porta de entrada, pois dessa forma, há muito desgaste de energia e a pessoa pode se sentir cansada e ter falta de foco e ânimo para trabalhar.

BANHEIROS

Os banheiros são conhecidos como áreas de escoamento de energia e, por isso, mais absorvem a nossa energia para baixo. Dica: mantenha tampas de vasos sanitários e portas fechadas. Se possível, mantenha flores e plantas nessas áreas, já que elas ajudam a harmonizar o ambiente.

DESPENSA

Nos quartos da bagunça, o ideal é que tenha uma iluminação mais forte. Além disso, dê preferência para as prateleiras laterais para que o centro do ambiente fique livre para a circulação de energia vital.

DICAS

Os elementos que mais puxam nossa energia para baixo são os que não funcionam, como eletrônicos, relógios, objetos quebrados (vidros e espelhos), além do excesso de revistas ou livros no chão. Maquiagens, alimentos e medicamentos vencidos, e plantas apertadas contra o teto ou parede também absorvem energia.

Livre-se do que não usa e do que está parado, vibrando energia de estagnação.

Use espelhos, vidros e cristais para que o brilho da luz seja visto.

Trate-se bem e use o que tem de melhor, como sua melhor louça e sua melhor roupa de cama.

Destaque na decoração o que te inspira e explore seus 5 sentidos com aromas, texturas, música, gostos e muita beleza.

Abra as janelas e elimine obstáculos que impeçam a abertura de portas em ângulo 90 graus.

Deixe entrar o máximo de luz natural e ventilação natural por toda a casa.

E SEJA FELIZ!