MODA X DECOR - conteudo_
 

Mag C_

MODA X DECOR

Por Conteúdo_ – 29/04/2020

Moda e Decoração são duas áreas que fascinam muitas pessoas e que a cada dia que passa estão mais entrelaçadas.

Para falar um pouco mais sobre este assunto, convidamos a Andrea Lenz (@casacommoda), que é designer de interiores e moda,  pesquisadora de tendências e que a anos faz o link entre Moda X Decor , para nos contar um pouco mais sobre o assunto.

Saia Chanel X Peacock Chair by Dror Bensherit
Iridiscência
Saia Floral Dolce & Gabbana x Papel de parede floral Wallmur
Kimono e cuba em estampa floral

 

 

 

” Desde o início dos tempos,os movimentos sócio, econômicos e culturais influenciam a moda, a arte e a decoração. E elas, consequentemente, são usadas pelas pessoas como forma de expressar a sua personalidade e estilo de vida para a sociedade.

Estudos mostram que as coleções de interiores são uma progressão natural para muitos estilistas e também que a moda é usada como inspiração nos produtos e projetos de interiores. Isso acaba sendo um caminho natural, já que  ambos os setores trabalham com idéias criativas, tecidos, cores, formas, estampas e acabamentos.

Muitas vezes podemos ver coleções de moda inspiradas em interiores luxuosos e glamurosos do passado, como também podemos ver interiores inspirados em coleções maravilhosas desfiladas nas passarelas.

Poderíamos dizer que se as pessoas se importam com sua aparência e com a forma de se vestir, também se importam com a forma de vestir a casa e a vida. A moda é usada para refletir como gostaríamos de ser percebidos, e a decoração reflete nossa filosofia de vida, mostrando o que nos traz conforto e bem-estar.

 

Smeg X Dolce & Gabbana
De Gournay x Aquazzura
La Double J X Kartell

 

 

 

Nos novos tempos que estamos vivendo, esta ligação entre os setores está cada dia mais forte, e estudos mostram que muitas marcas, principalmente as grifes internacionais estão sentido que uma peça de vestuário pode ser um investimento inacessível para muitos, mas esta percepção muda quando se refere à casa. As peças menores são ótimos itens para presente e são mais fáceis de adicionar personalidade e luxo por meio de detalhes e itens decorativos. Além disso, as marcas de moda viram que podem alcançar clientes que podem não ser necessariamente seus clientes de vestuário.

Nos últimos dois anos, por exemplo, começamos a ver a Milan Design Week ( o evento de design mais importante do mundo) se tornar o palco de instalações elaboradas por marcas de moda, colaborações e edições limitadas. Confirmando que a moda está começando a ver o design e os interiores como um novo campo para expandir sua influência e construir novas conexões com os consumidores. Os produtos para o lar estão sendo percebidos como uma categoria mais segura, de longo prazo e mais significativa para se investir.

Outro motivo para que as marcas de moda queiram investir também nos interiores é que o ser humano, a cada dia que passa, tem mais preferência por ter menos produtos, mas produtos de maior qualidade e com uma história por trás. Assim, as marcas de moda com uma história, são muito adequadas para atender a esse interesse e estão abrindo os seus arquivos para designers de moda  reinterpretá-los em coleções de interiores.

GUCCI

LOUIS VUITTON

DIESEL

Eu poderia citar inúmeras marcas que já aderiram a este movimento, entre elas as grifes internacionais: Ralph Lauren, Missoni, Dolce & Gabbana, Gucci, Louis Vuitton, Dior, Oscar de La Renta, Aquazzura em parceria com De Gournay, Hermès, Armani, Lowe, Pucci, Fendi, entre muitas outras.” completa Andrea.

Andrea Lenz  (@casacommoda) é designer de interiores, designer/consultora de moda e pesquisadora de tendências de consumo e lifestyle. No Casa com Moda ela faze um link entre a moda e o decor, áreas que andam juntas sempre.