MAXIMALISMO - conteudo_
 

Mag C_

MAXIMALISMO

Por Conteúdo_ – 24/04/2020

Se todos gostassem só do azul, o que seria das outras cores né? Mas na realidade não é assim, pois mesmo que alguma coisa ganhe mais força no desejo das pessoas, sempre vai haver quem goste das outras coisas.

Assim acontece com os estilos de design, moda, decoração e arte. Mesmo que estejamos vivendo numa fase em que as pessoas tem optado, na sua maioria, pelo minimalismo e pelo ditado: “menos é mais”, também estamos vendo uma crescente no maximalismo. Seria o que muitos dizem, a tal da contra tendência.

Mas afinal, o que é o MAXIMALISMO?

Na decoração, um mix de estampas e texturas, cores fortes nas paredes, teto e  móveis, estilos diferentes dividindo o mesmo ambiente, paredes repletas de quadros, enfim, um estilo eclético e exagerado, mas que ao mesmo tempo traz aconchego e uma descontração de quem não tem medo de errar. Clássico, gótico, moderno, barroco e futurista se encontram no maximalismo.

O estilo maximalista foi bastante impulsionado pelo arquiteto expoente do estilo pós-moderno, Robert Venturi, que cunhou a expressão less is bore , ou no português, “menos é chato”.

Apesar de o maximalismo ser um estilo que preza pelo exagero, ele não é sinônimo de decoração desorganizada. Muito pelo contrário, pois para que um ambiente maximalista fique bem feito, é preciso muito bom gosto, sabendo dosar todos os itens, para que o contraste fique perfeito.

Iris Apfel é uma empresária, designer de interiores e ícone da moda, o exemplo perfeito do maximalismo bem usado. Aos 98 anos, é contratada da agência IMG, a mesma de Gisele Bündchen e Gigi Hadid.

Agora, em tempos de quarentena, onde as pessoas estão passando dias em suas casas, muitas estão sentindo a necessidade de trazer personalidade e aconchego para os lares, e a procura por este estilo está a cada dia maior.

Na área comercial, cresce também o número de restautantes, bares e casas noturnas aderindo ao maximalismo.

No Brasil, o maior representante do maximalismo na decoração é o arquiteto Sig Bergamin. Veja alguns de seus lindos projetos.

 


Na moda, não é diferente,o maximalismo já a muitos anos eternizado por grifes como Dolce & Gabbana e Versace, e a algum tempo na Gucci com Alessandro Michele, também pode ser visto nas ruas em looks não grifados. Para isso, use e abuse do mix de estampas, cores e texturas, acessórios dourados e extravagantes e muito estilo.

 

DOLCE & GABBANA
DOLCE & GABBANA
VERSACE
VERSACE
GUCCI
GUCCI STREET STYLE
STREET STYLE
Thássia Naves, que ja declarou seu amor ao estilo, posa para a foto num Moda x Decor bem maximalista.