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ELEMENTOS CHAVE PARA O DESIGN 2023 – BY BDA LONDON

Por Conteúdo_ – 03/12/2021

No dia 30/11 a BDA London, agência de previsão de tendências, planejamento de produtos e  estratégia de marca londrina, mostrou os elementos chave para o design spring/summer 2023.
Um olhar para o futuro nas tendências da moda em cores, tecidos, padrões e instruções de impressão para a SS23. 

O mundo deverá cair na pior recessão desde a Grande Depressão. Naturalmente, existe uma grande incerteza para fabricantes, varejistas e consumidores. Existem três áreas-chave de pesquisa que podemos examinar para fornecer indicadores-chave do que virá a seguir: como o comportamento do consumidor está mudando, o que está acontecendo na reabertura de mercados e as lições que podem ser tiradas de recessões anteriores.

À medida que os bloqueios aumentam em todo o mundo, há muitas decisões a serem tomadas pelos consumidores, que, coletivamente, terão enormes implicações para a economia. O que nós, como seres humanos, precisamos agora mudou significativamente, com as compras geralmente caindo em três categorias principais: proteger, entreter e conectar.

Exploramos o que é importante para o consumidor agora, as novas prioridades e os principais grupos de consumidores pós-pandemia.

Como as marcas podem planejar com antecedência, prever tendências de consumo e permanecer relevantes?

Habitamos um mundo de cabeça para baixo. Graças aos efeitos globais da Covid-19, nada é o que era e nada é o que parece. Vivemos em uma sociedade sem moldura. É “reset” ou “de volta para onde estávamos”?

Os eventos do ano passado abalaram a indústria e mudaram a vida como a conhecíamos. Antes de 2020, era inconcebível pensar que tanta coisa poderia mudar tão dramaticamente em tão curto espaço de tempo. Mas, mesmo antes da pandemia, a natureza da previsão de tendências estava evoluindo, e a forma como as tendências surgiram, se desenvolveram e foram lançadas estava mudando.

O consumidor nunca foi tão poderoso ou capaz de moldar a sorte de marcas e varejistas com as decisões que tomam. Então, como, neste ambiente imprevisível, podemos prever o que o consumidor vai querer e como será o futuro?

COMPORTAMENTO

CONFORTO – A EVOLUÇÃO DO ESPORTE

A aceleração do esporte, o que isso significa para as marcas de moda e como se manter relevante para os clientes.

Athleisure não é uma tendência. É uma mudança de atitude e um meio de adaptação ao nosso estilo de vida em evolução. No ano passado, a adoção de roupas voltadas para o lazer acelerou exponencialmente, à medida que milhões buscavam o conforto e a versatilidade das roupas esportivas em casa.

O que começou como uma ponte sutil entre o casual, o lazer e o ativo, evoluiu para envolver cada aspecto da indústria da moda e estilo de vida.

SIMPLICIDADE

Na era do conforto, o menos é mais ganha destaque.

NATUREZA

Agora, depois de tempos de confinamento, o ser humano esta ainda mais fascinado pela natureza.

ECO-TECH

Encontrar um equilíbrio entre a estética e o funcional, entre a natureza e o digital.

BODY MATTER

A moda chega com diferentes necessidades corporais e comportamentais, como a moda não binária (peças sem gênero e com tamanho não definido).

ESCAPISMO

Desejo de fuga, de liberdade.

Morar no interior ou no subúrbios das grandes cidades virou um dos maiores desejos do ser humano.

EXTRA ROOM

Sentir o ar fresco, contemplar a natureza e o seu silêncio.

Espaços externos onde se pode cuidar das plantas, brincar com as crianças e os animais.

Jardins como elemento chave na casa.

BEYOUND BADGES – ALÉM DOS EMBLEMAS

O consumidor agora defende as suas crenças e procura por marcas que defendam estas crenças.

Na hora da compra, o senso político, ético e sustentável é levado em conta junto com a estética e a qualidade do produto ou serviço.

MUNDOS VIRTUAIS

O Metaverso como a palavra chave para o futuro tecnológico e econômico.

Abordagens comerciais com possibilidades fantásticas no mundo virtual.

Materiais metálicos e com muito brilho, evocam a sensação de sonho, e estarão muito presentes nas próximas temporadas.

CORES

NOVOS NEUTROS

Saturados pela natureza, os novos neutros estão mais bronzeados.

PIGMENTOS NATURAL DA TERRA

Tons de terra mais escuros tornam-se um ponto de estilo.

CORES SATURADAS DA TERRA

Os tons de terra mais saturados destacam influências naturais pigmentadas, inspirando paletas de cores mais vivas.

CORES COMO UM SONHO

Um floral de tons pastel derivados da natureza, trazem uma sensação lunática do país das maravilhas.

COLOR PLAY

Cores estimulantes que aumentam ainda mais a atitude otimista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MATERIAIS

 

NATURAL LOOK

Os algodões, linhos e tecidos naturais aproveitam os corantes naturais com uma qualidade rústica, envolvendo texturas imperfeitas e enrugadas.

TECIDO LÍQUEFEITO

A fluidez entre os tecidos infunde formas liquefeitas para uma cortina sem esforço que incorpora detalhes transparentes e brilhantes.

TECIDO EXPERIMENTAL

Lavagens distópicas e acabamentos envelhecidos revelam formas mais artísticas de jeans com uma atitude individualista.

TECIDOS DE MATERIAIS RECICLADOS

Peças inovadoras feitas de materiais residuais e plásticos reciclados estão sendo re-projetados por designers com visão de futuro, liderados por estratégias de produtos circulares.

TECIDOS RÚSTICOS

Tecidos com um apelo rústico e imperfeito, em cores naturais.

ESTAMPAS

FLORAIS DIGITAIS

Os florais digitalizados com detalhes gráficos realistas são fundamentais na temporada.

FLORAIS PADRÃO

Os florais tem um toque de nostalgia enquanto os florais vitorianos e de tapecaria adornam as peças atemporais.

GRADIENTES SURREAIS

Os gradientes tipo aquarela e ombré emergem em formas sobrenaturais.

TEXTURAS TERRENAS

Os tons terrenos ganham vida por meio de impressões texturizadas enferrujadas e manchadas para uma sensação autêntica.

MAXIMALISMO

Impressões maximalistas vibrantes e atraentes em forma geométrica dão um toque lúdico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DETALHES

DESIGN ADAPTADO

O design multifuncional cria peças adaptáveis que elevam os fundamentos do dia a dia para se adequar a estilos de vida híbridos.

FACILIDADE DE DETALHES

As influências do estilo caseiro duram muito depois da pandemia, já que gravatas, cinturas elásticas e silhuetas de envoltório macio foram itens trans-sazonais  em formas simplificadas.

ARTESANATO

Uma renovada apreciação do artesanato preserva a qualidade humana com bordados e detalhes de bricolagem, adornando tecidos táteis e recuperados.

DETALHES VOLUMOSOS

Toques clássicos com referências históricas incluem babados, babados, e laços com peças de herança reformadas, que oferecem um toque de nostalgia, mas com um apelo atemporal.

ESTILO FLUÍDO

O estilo hi-lo joga com peças mix-match, mesclando masculino e feminino em uma mistura de elegante e casual em tons calmantes.

PRATICIDADE E DURABILIDADE

Praticidade e durabilidade na forma de silhuetas utilitárias conferem um toque suave e refinado.

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