TURISMO PÓS COVID-19 - conteudo_
 

Mag C_

TURISMO PÓS COVID-19

Por Conteúdo_ – 26/05/2020

Como será o turismo pós COVID_19? Quando poderemos voltar a viajar? Como serão estas viagens?

Perguntas que ecoam pelo mundo, onde um dos setores mais afetados pela Pandemia, começa a tentar entender como será o seu futuro.

Ninguém sabe ainda o que exatamente irá acontecer, mas especialistas no assunto preveem a recuperação em diferentes etapas:

– no início faremos viagens para destinos próximos, sem muita aglomeração e de preferência com meio de transporte próprio

– depois os destinos nacionais terão uma grande procura, e estima-se que em 2020, a maioria ficará somente no seu País

– e por fim, muito provavelmente a partir de 2021, começa a aumentar o turismo internacional, mas as empresas do setor preveem uma retomada lenta, e que somente após 2023, o turismo internacional comece a ficar mais acelerado.

Mas, quando falamos na retomada do turismo, sabemos que isso vai depender de muitos fatores, como por exemplo a descoberta de uma vacina contra o vírus. Além disso, o turismo, assim como outros setores, não voltará como era antes. A preocupação com os cuidados de higiene e o distanciamento social, provavelmente ainda ficarão em nossas vidas por muito tempo. A higienização das cabines de avião, suítes dos hotéis, restaurantes entre outros, serão imprescindíveis para passar segurança para os viajantes.

As empresas relacionadas ao setor do turismo terão que se reinventar, pois os viajantes estão diferentes. A presença online da empresa será um dos critérios para quem quer sobreviver no novo mercado. A reserva e o check in online nas empresas aéreas e hotéis, a compra de viagens pelo site das agências de turismo e os deliverys de comida, mesmo nas viagens, serão primordiais.

Os destinos com menores aglomerações devem ter maior procura, assim como o custo-benefício destas viagens será  muito importante, já que a renda de muitos viajantes foi afetada com a Pandemia. A preferência de compra das empresas que ofereçam mais flexibilidade para alterações e cancelamentos., também é uma tendência. E o principal, a exigência por medidas de higiene e segurança sanitária será o fator principal na hora de escolher o destino. O Turismo de Natureza, Bem Estar e Aventura serão muito procurados, pois geralmente as atividades são ao ar livre. O turismo de Experiências Exclusivas, os hotéis boutique que são menores, hospedagens de locação também terão grande procura.

Pesquisadores mostram também que a Pandemia fez muita gente começar a ter um consumo consciente, onde o desperdícios e compras exageradas estão em baixa.

E estas são algumas das mudanças que pesquisadores e especialistas preveem para o setor, pois como tudo ainda é muito novo, só o tempo nos mostrará a realidade sobre o nosso novo normal.