TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO PARA QUARTOS - conteudo_
 

Mag C_

TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO PARA QUARTOS

Por Conteúdo_ – 01/02/2022

As últimas tendências na decoração de quartos nos trazem paz absoluta: a aproximação com a natureza, suas texturas e seus materiais que começou no ano passado continua, quando a casa se tornou o refúgio definitivo.  Os tons neutros e atemporais continuam a bater forte e a cor sobe à cama para nos trazer ecos de otimismo. 

Agora vamos saber tudo sobre estas tendências de acordo com a conversa de Martha Sader da AD com os insiders de duas marcas de design acessíveis e cult: Ferm Living e Habitat.

FermLiving
FermLiving

Cores neutras e quentes

“Ao implementar tons neutros e várias camadas de tecidos macios no quarto, você proporcionará o ambiente calmo perfeito. Na minha opinião, este espaço deve ser um lugar onde o corpo e a mente possam descansar e se preparar para os novos e emocionantes desafios de amanhã.” Trine Andersen , diretora criativa e fundadora da marca de design dinamarquesa Ferm Living, explica

A empresa se caracteriza por criar produtos atemporais, à margem das tendências – e, no entanto, sempre na moda – apesar de não poderem deixar de se sentir paralisados ​​pelo clima atual.

“A crise da pandemia está tendo um enorme impacto nas tendências futuras – em como vivemos, priorizamos e de alguma forma colocamos todo o nosso conjunto de valores em perspectiva. Essas ideias são uma grande inspiração para nós, por isso trabalhamos muito com presença e toque nos produtos. A sua casa deve ser uma âncora, um santuário, onde você pode ser você mesmo e ganhar força para as mudanças que estão por vir”, garante.

Por isso, a especialista estabelece que precisamos de “um esquema de cores calmo e relaxante ” no quarto, para o qual propõe “uma bela graduação do ébano ao marfim”, mas sem esquecer os tons um pouco mais alegres: “Atrevemo-nos a acrescentar um pouco de cor em alguns itens para dar um pouco de otimismo e energia ao sentimento geral da coleção”, detalha.

No caso da marca inglesa Habitat, fundada em 1964, os tons alegres são garantidos: a marca utiliza o azul, o vermelho e o amarelo desde a sua criação, pois “formam uma combinação de cores que ilumina os ambientes, tornando-os mais sociáveis ​​e luminosos, mais versátil e aberto, mais livre e hedonista”.

 

Claro que em suas apostas para este ano, eles mandam os tons alaranjados aconchegantes e acolhedores, tendência que já vimos surgir durante 2021. Já os vimos, por exemplo, no quarto de Nova York projetado por Monica Fried, que é também pura tendência: detalhes em latão, globos de luz, estampas geométricas, cama estofada…

Habitat

Materiais naturais e locais com design artesanal

A tendência de uso de materiais naturais e locais para o quarto, que foi tão forte ao longo de 2021, continuará a aumentar este ano. Isso foi previsto pelo RRIO, o estudo de Román Sarrió: “As pessoas estão cada vez mais sensíveis ao conforto e ao valor agregado que esses materiais trazem para a atmosfera do espaço”, explica o próprio Sarrió. “Eles adicionam textura e personalidade.” 

Um exemplo claro da massividade dessa tendência? Matérias-primas como madeira, cerâmica e vidro dominam os catálogos de editoras nacionais e internacionais de decoração e móveis, como Zara Home ou Ikea. 

“Eles também costumam ser uma solução mais local, algo importante para quem está comprometido com a sustentabilidade”, continua, aliás, o arquiteto. É também um dos pilares da Ferm Living , que aposta no desenvolvimento de produtos responsáveis ​​em ” honestos” materiais táteis, reutilizados, feitos à mão ou certificados”, nas palavras de Andersen.

O mesmo acontece com a Habitat , que agrega, como muitas outras marcas, têxteis com acabamentos naturais como gaze de algodão, lã, linho e veludo. As fibras vegetais também marcam sua coleção com exemplos como as cestas de estilo rústico tecidas à mão com ervas marinhas, insensíveis à umidade, ou as mais coloridas de papel reciclado.

Os vasos de vidro soprado à mão são outro dos grandes lançamentos da marca este ano, um produto em que a Zara Home aposta há já algum tempo . De facto, os vasos de cerâmica geométrica e escultural, muitas vezes com um ar vintage , estão experimentando um interessante renascimento que pode ser facilmente visto nas coleções de grandes editoras como a Habitat , mas também na H&M ou Maisons du Monde .

Continua na decoração, além disso, esse gosto pela linha simples e pelos rostos humanos minimalistas e quase abstratos que já vimos há algum tempo, no estilo da arte de Jean Cocteau . Eles continuam a povoar paredes, tecidos e até vasos, criando novos designs icônicos como os de Floriane Jacques para Habitat, autênticos objetos de desejo.

“Trabalhamos muito com as formas fluidas e irregulares da natureza, experiências táteis e nosso amor constante pelo artesanato. Continuaremos este ano a ver muitas formas suaves, orgânicas e silhuetas familiares, que nos permitem criar um ambiente autêntico e sereno nas nossas casas”, afirma, por sua vez, a fundadora da Ferm Living.

Zara Home

Toques vintage e atemporais

A  seleção de quartos modernos e chiques com um toque vintage da Ferm Living nunca deixa de criar um espaço sofisticado. Vemos isso, por exemplo, nas ‘ lâmpadas de cogumelo ‘ dos anos sessenta que ainda estão tão na moda para a mesa de cabeceira, ou na prevalência de arandelas de globo em estilo art déco com detalhes em latão, mencionadas acima.

Na Habitat eles também apostam no visual retrô em diversos artigos, revisitando, por exemplo, o legado da Bauhaus . Esse olhar para o passado, para objetos lendários com história, também é realizado em marcas tão diferentes umas das outras como Made ou Sklum , que reinterpretam clássicos atemporais. Parece que, como diz Andersen, as ‘formas familiares’ desses designs icônicos triunfarão.

 

O quarto da modelo Martha Hunt , por exemplo, exemplifica perfeitamente essa tendência vintage , com seu sofá abóbora de Mario Bellini, cama estofada em tons de rosa, arandelas globo com detalhes em latão e mesas laterais cheias de curvas daquela tendência Bold que continuará a ser falado por muitos este ano.

Claro que, por mais que nos deixemos inspirar pelas tendências, nada como apostar na nossa própria criatividade: “Para criar um quarto, o melhor é recolher coisas com as quais o cliente se sinta ligado e que possa contar uma história. Afinal, são as pessoas que enchem uma casa de vida. A música que toca, a atmosfera que enche a sala. Como a luz cai e as cores aquecem. A forma como decoramos as nossas casas é muito individual, e deve continuar assim ”, conclui o fundador da Ferm Living.

Para ver mas sobre Decoração e Design, clique aqui!