O ESTILO COTTAGECORE - conteudo_
 

Mag C_

O ESTILO COTTAGECORE

Por Conteúdo_ – 12/01/2021

O mundo digital tem mostrado o surgimento de diversas tendências estéticas e comportamentais, e muitas delas acabam se tornando guias para o desenvolvimento de produtos alimentícios, de beleza, moda e design.

Em 2020, podemos ver surgir um termo muito falado em plataformas online como Tumblr, TikTok e Instagram, e desde então ele ganhou destaque também  entre os assuntos mais buscados no Google Trends. O termo é COTTAGECORE, já ouviu falar?

O Cottagecore tem um conceito muito parecido com o estilo Hygge, onde há uma grande busca por conforto/aconchego e bem-estar, mas o cottagecore ainda é mais específico, pois ele parte da decoração rural do começo do século XX.

O Cottagecore já virou um estilo de vida e está “bombando” na decoração, na moda, na gastronomia, entre outros. E  é importante saber que o estilo é permeado de algumas palavras-chave, tais como campo, flores, animais, jardinagem, piquenique, simplicidade, cozinhar em casa, dentre outras.

Para algumas pessoas, o cottagecore é uma estética baseada na idealização da vida campestre. Para outras, trata-se de uma estética que busca uma vida simples, tarefas manuais, comunhão com a natureza (valorizando plantas e animais), roupas leves e delicadas. Nesse sentido, não há espaço para smartphones repletos de notificações, e-mails e reuniões de trabalho com chefes abusivos.

Na decoração, o estilo Cottagecore apresenta a busca pela reconexão com a natureza e uma vida desacelerada, onde plantas e flores são vistas em forma natural e também em estampas de cortinas, papeis de parede e estofados. A ideia vintage e bucólica do cottagecore também nos faz lembrar da “casa da vovó”, onde podemos encontrar ítens artesanais, louças trabalhadas, móveis retrô e uma paleta de cores que vai do nude aos tons serenos e pastéis como o erva-doce, as vezes vistos em contraste com cores mais vibrantes como azul marinho e amarelo.

Na moda, as roupas são leves e claras, onde saias, blusas e vestidos podem se misturar com casacos de lã e meia-calça nos dias mais frios. Tons claros e terrossos, e estampas de flores e borboletas são as preferidas.