O CRIATIVO ESCRITÓRIO HOLANDÊS MVRDV - conteudo_
 

Mag C_

O CRIATIVO ESCRITÓRIO HOLANDÊS MVRDV

Por Conteúdo_ – 07/07/2020

Na matéria de hoje, vamos mostrar o trabalho incrível de um dos mais criativos e premiados escritórios de arquitetura dos últimos tempos. O criativo escritório holandês MVRDV.

MVRDV (@mvrdv) é o nome da empresa, e esta sigla é uma junção das iniciais dos sobrenomes dos fundadores Winy Maas, Jacob van Rijs e Nathalie de Vries. O escritório fundado em 1993, que tem sede em Roterdam na Holanda, faz projetos arquitetônicos e urbanos contemporâneos pelo mundo inteiro.

O escritório  ficou bastante conhecido na arquitetura mundial após a construção do WoZoCo’s , um conjunto habitacional no subúrbio de Amsterdã. O projeto deveria abranger um grande número de apartamentos para idosos, em um projeto com restrições urbanísticas de altura e taxa de ocupação do solo. Contudo a solução criada por eles foram apartamentos em balanço na estrutura, como caixas que saem do corpo principal do prédio e flutuam muitos metros acima do solo, conseguindo assim acomodar todos os apartamentos requisitados. O uso de vidro colorido nas varandas certamente criou uma identidade para cada apartamento e coloriu a fachada de maneira elegante.

O CRIATIVO ESCRITÓRIO HOLANDÊS MVRDV

Outro projeto maravilhosos do escritório é o Markthal .O edifício é uma combinação sustentável de comida, lazer, moradia e estacionamento,  onde todas as funções são totalmente integradas. Localizado no histórico Laurenskwartier, no coração de Roterdam, o Markthal é formado pela construção de apartamentos desenvolvidos em particular, dispostos em um grande arco. Isso permitiu estrategicamente que uma iniciativa privada criasse um espaço público. O resultado de fato é uma praça coberta que apresenta um mercado central durante o dia e, após o horário de funcionamento, uma animada série de restaurantes nos níveis mais baixos.

A praça do mercado de Schijndel sofreu graves danos durante a Segunda Guerra Mundial e assim estava sujeita a numerosos alargamentos e reformas desde então. A Glass Farm é um edifício de 1600 m², totalmente coberto por uma fachada de vidro. Ele é composto principalmente de uma série de comodidades públicas, como restaurantes, lojas e um centro de bem-estar. Em colaboração com o artista Frank van der Salm, todas as demais fazendas tradicionais da região foram fotografadas e uma “fazenda típica” foi desenvolvida. A impressão varia em translucidez, dependendo dos requisitos de luz e vistas. À noite, a estrutura é iluminada por dentro, um monumento à fazenda tradicional. A uma altura de 14 metros, a Glass Farm é projetada intencionalmente fora de escala e é 1,6 vezes maior que uma fazenda real, simbolizando o crescimento da vila em uma cidade.

A Crystal House tem uma fachada totalmente transparente na rua comercial mais sofisticada de Amsterdã, a PC Hooftstraat. Os 620m2 de varejo e 220m2 de habitação unem a ambição de Amsterdã de ter grandes lojas distintas, sem comprometer o conjunto histórico. Assim sendo, o MVRDV fez uma representação dos edifícios originais e encontrou uma solução através de um uso extensivo de vidro. A fachada quase cheia de vidro imita o design original, até as camadas dos tijolos e os detalhes dos caixilhos das janelas, mas é esticada verticalmente para cumprir as leis de zoneamento atualizadas e permitir um aumento no espaço interior. Tijolos de vidro esticam a fachada da Crystal House, eventualmente se dissolvendo em uma fachada tradicional de tijolos de terracota para os apartamentos (conforme estipulado nas regras estéticas da cidade), que parece estar flutuando acima do chão da loja.

Em resumo,  isso é apenas a entrada do menu incrível que a MVRDV tem a nos oferecer.

Se você é apaixonado por arquitetura assim como nós, não deixe de visitar o site do escritório (aqui).

Comentários (3)

  1. Rosana Monteiro

    Responder

    4 anos atrás

    Matéria super interessante. Adoro arquitetura e fiquei impressionada com o escritório e os projetos deles. Parabéns!!

  2. Rosana Monteiro

    Responder

    4 anos atrás

    Adoro arquitetura e gostei muito da matéria. Parabéns!!

    1. Suporte Micromacro

      Responder

      4 anos atrás

      Obrigada!