MATHEUS ILT - conteudo_
 

Mag C_

MATHEUS ILT

Por Conteúdo_ – 21/04/2020

Você é fã de uma boa história? E se esta história contar um pouco da trajetória de um dos fenômenos das reformas através do faça você mesmo?

Sim, hoje convidamos Matheus Ilt ( @matheusilt ) para contar um pouco da sua história e nos mostrar alguns dos seus lindos projetos.

“Meu nome é Matheus Iltchechen, mas uso Matheus Ilt pra ficar mais fácil, porque meu sobrenome é meio complicado. Sou jornalista por formação e era, até então, fotógrafo.
Digo que minha paixão por reformas veio do meu pai, que é marceneiro, pedreiro, encanador, eletricista, pintor… um faz-tudo; enquanto eu ajudava nas obras que ele fazia, ia aprendendo um pouco de tudo.
Então desde sempre fiz pequenas reformas nos lugares que morei, mas nunca havia tratado isso como um conteúdo. Fazia pra mim mesmo, no meu quarto, por exemplo, pra ter um ambiente mais com a minha cara.
Isso ficou meio adormecido até eu ir morar com meu namorado, Célio Olizar, em Curitiba, em 2017, num apartamento que estava “explodido”. Demorou meses pra eu ter coragem de me arriscar a reformar alguma coisa nesse apartamento pelo medo de não ficar bom ou de não ser o suficiente pra arrumar tudo. Comecei fazendo a reforma da minha cozinha no final de 2017. Era uma reforma muito simples, mas ao mesmo tempo complicada pra mim, pois nunca tinha feito algo tão complexo com as minhas próprias mãos como um balcão com prateleiras do zero. Eu queria fazer a reforma pra melhorar nosso dia a dia, pois não tínhamos lugar pra preparar alimentos e nem muito espaço de armazenamento. Meu namorado insistiu que só iriamos gastar nosso suado dinheirinho nessa reforma se eu postasse em meu Instagram. Eu me neguei até quando pude, pois não achava que fosse ser algo legal de postar: um, porque nunca tinha visto alguém postar esse tipo de reforma; e dois, porque quem me seguia eram apenas amigos e conhecidos. Eu pensava “mas por que diabos alguém vai querer ver isso?”. Depois de muita insistência dele, porque ele via muito potencial, aceitei sob a condição de que eu postaria se eu pudesse descrever a reforma do meu jeito, sem usar palavras muito técnicas, usando memes e usando o meu humor. Postei, mas apenas por postar mesmo. Meus amigos que já me seguiam foram uns amores, falando que adoraram e algumas pessoas repostaram, como o arquiteto Mauricio Arruda, e eu ganhei minha primeira leva de seguidores interessados em decoração mais voltada ao DIY.
Depois de alguns meses, recebi o convite pra participar do Missão Design, um programa de TV em que competi com outras duas pessoas pra ver quem fazia o melhor ambiente em 24h. Era o segundo ambiente oficial onde faria uma reforma assim, completa, e ainda sendo televisionada. Passei o maior nervoso da minha vida (até então) e achei que não fosse dar certo porque não era algo que eu tinha segurança em fazer em tão pouco tempo, ainda mais com jurados. Ganhei, mas ainda não achava que fazer isso seria algo sério pra minha vida, levava apenas como um hobby que gostava muito.
Em agosto de 2018, reformei a sala do apartamento onde moro e postei em meu Instagram e acabei sendo repostado por perfis grandes de dicas de decoração. O post repercutiu bastante pra mim, tanto que acabei tendo essa reforma publicada no site da revista Casa Vogue, e em três dias ganhei cerca de 10 mil seguidores. Logo depois veio o convite da Leroy Merlin Brasil para me dar ajuda de custo dos materiais para próximas reformas. Então fiz a reforma da minha lavanderia em dezembro de 2018 e, desde então, me dedico integralmente a fazer essas pequenas reformas e trabalhar como criador de conteúdo para internet.
Nos ambientes que reformo, tento sempre mostrar que materiais simples e muitas vezes subestimados podem ser peças-chave na transformação. Uma escada pode virar paneleiro, como na minha cozinha. Tábuas de compensado podem se transformar em sofás, como na reforma da sala da minha amiga, e em cama elevada, como no meu quarto. Uma porta de área externa pode virar um box, como no meu banheiro”, completa Matheus.
 
 
Veja alguns ANTES DE DEPOIS.
 
 
ANTES
DEPOIS



ANTES

DEPOIS


DEPOIS
ANTES
DEPOIS
ANTES
DEPOIS
ANTES
DEPOIS
ANTES
DEPOIS
ANTES
ANTES
DEPOIS
DEPOIS

Incrível né?

Nós amamos!