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HOME STAGING

Por Conteúdo_ – 01/05/2020

Você sabe o que é HOME STAGING ? Já ouviu falar no assunto?

Home Staging consiste na preparação do imóvel para que ele possa ser vendido ou alugado com mais rapidez, potencializando pontos fortes, melhorando o visual, criando novos atrativos e tornando-o mais vendável. É uma técnica que visa deixar os ambientes do imóvel mais bonitos e agradáveis sem precisar reformar. Sua aplicação é feita em casas e apartamentos usados, que precisam de uma reciclagem antes de serem anunciados no mercado.

O conceito  une estratégias de marketing, design de interiores e boas noções a respeito do mercado imobiliário.

Se ainda não conhece este conceito, preste a atenção, pois é um tipo de serviço que já é bastante difundido no mundo e que aos poucos está ganhando espaço no Brasil.

Se você é profissional da área de decoração está ai mais um nicho de mercado para explorar;  e se você trabalha com o mercado imobiliário ou se  pretende vender ou alugar o seu imóvel, o home staging pode lhe ajudar.

Noventa segundos é o tempo que uma pessoa leva para definir se gostou ou não do imóvel. Este é o tempo que o investidor ou proprietário tem para persuadir seu cliente para a compra. De acordo com um estudo realizado pela National Association of Realtors (NARS), a técnica pode gerar uma valorização de até 20% no valor do imóvel e reduzir o tempo de venda em até 50%.

Agora veja algumas dicas importantes na hora de fazer o home staging.

ORGANIZE OS ESPAÇOS

Uma das aplicações dessa técnica consiste em organizar os cômodos da casa. Tapetes devem estar alinhados, os brinquedos da criançada não podem estar jogados pela casa, cada coisa precisa estar no seu devido lugar. Essas pequenas práticas são fundamentais, sobretudo, nas situações em que o potencial comprador fará uma visita ao imóvel. Outra coisa muito importante caso tenha morador no imóvel, é a remoção de todas as fotos e objetos pessoais da família na hora das fotos e das visitas ao imóvel.

CORRIJA PEQUENAS FALHAS ESTRUTURAIS E PROBLEMAS DE ACABAMENTO

Rachaduras, descascados na pintura, sinais de mofo e afins precisam ser reparados por meio de técnicas específicas e, se for o caso, com ajuda de um profissional.  Por isso, se os seus imóveis forem usados, considere a possibilidade de dispor de alguns recursos orçamentários para sanar essas falhas. Mas, encare essa iniciativa como um investimento, pois é muito provável que, por meio disso, o resultado seja atingido muito antes do esperado.

CRIE UM AMBIENTE NEUTRO

O ambiente deve estar decorado levando em conta o perfil do cliente do mercado imobiliário. Por exemplo, se você quer vender um  apartamento de luxo, o interior desse empreendimento deve apresentar combinações de cores, texturas e acabamentos que permitam ao potencial comprador imaginar-se morando naquele local.

CRIE A SENSAÇÃO DE ACONCHEGO E AMPLITUDE

Acabamentos, texturas, mobiliário e as fontes de iluminação devem ser combinados para criar uma experiência equilibrada e alinhada às expectativas dos clientes. O posicionamento da luz e da luminária, a temperatura da lâmpada, os spots, fazem grande diferença ao ambiente. Uma área pequena pode ganhar amplitude com o emprego de espelhos. Além disso, procure manter janelas abertas, principalmente, se o imóvel tiver uma vista bonita.

Na Europa, Canadá e Estados Unidos, onde este conceito já exisite e é muito usado a anos, existem diferentes tipos de Home Staging. Como o serviço já é bem estruturado, são encontradas empresas especializadas, inclusive com móveis para aluguel, no caso de imóveis novos ou usados vazios.

Agora é esperar e ver se o serviço vai crescer no Brasil.