FLEXIBLIDADE ESPACIAL
Por Conteúdo_ – 22/06/2021
Flexibilidade espacial, você já ouviu este termo?
Vivemos em um mundo com uma variedade de formas familiares, e além disso, com a pandemia podemos ver que cada cômodo da casa pode ter uma variedade de funções e não apenas uma função específica.
A partir de repartições adaptáveis e um sistema de móveis conectáveis, podem ser feitos projetos que permitem uma fácil e prática troca de configurações e layout. Os espaços individuais nas nossas casas se tornaram multifuncionais, servindo como escritório, academia, espaço de estar e descanso, tudo ao mesmo tempo.
Hoje, é preciso desenvolver projetos de arquitetura/interiores que sejam adequados as novas demandas, onde as pessoas ficam muito mais em casa, e onde a qualidade dos ambientes projetados vale muito mais do que a área.
Mas como fazer esta flexibilização?
Os ambientes podem ser divididos com paredes corrediças e portas dobráveis, mobiliário multifuncional, entre outros. A estratégia consiste em criar quantas possibilidades sejam possíveis na configuração do imóvel, considerando diferentes formas de adaptar e um sistema de mobiliário versátil, que permite que os moradores desfrutem mesmo em um imóvel pequeno, das diversas e diferentes funções que ele necessite.
Portanto imóveis com layouts mais abertos e móveis multifuncionais e móveis soltos, junto com um bom projeto de design de interiores, permitem esta flexibilização espacial que facilita e muito a vida do morador.
Na Europa, já existem marcas que, há anos, trabalham com móveis que se transformam para permitir que um único ambiente se desdobre em vários. Um ótimo exemplo é a coleção Multifuncional da Scavollini.