EDIFÍCIO COPAN - conteudo_
 

Mag C_

EDIFÍCIO COPAN

Por Conteúdo_ – 07/07/2021

Você conhece a história do Edifício Copan?

O Copan que agora em 2021 completa 55 anos, é um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, localizado no número 200 da Avenida Ipiranga, no centro da cidade. O edifício que foi inaugurado em 1966m é um dos símbolos da arquitetura moderna brasileira, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo, visando às comemorações do Quarto Centenário da cidade de São Paulo. A obra, contudo, foi iniciada apenas em 1957, com algumas alterações e executada com a ajuda de Carlos Lemos.

O prédio tem a maior estrutura de concreto armado do país, com 115 metros de altura, 32 andares e 120 mil metros quadrados de área construída, dividida em seis blocos, com um total de 1 160 apartamentos de dimensões variadas, numa estimativa de cinco mil residentes das diferentes classes sociais e mais de setenta estabelecimentos comerciais. Descrito como tendo “linhas sinuosas e elegantes”, é considerado a maior estrutura de concreto armado do Brasil. O principal intuito era ser considerado um grande centro urbanístico, assim como o Rockfeller Center, porém, principalmente pelo fato de a cidade de São Paulo, naquele contexto, demonstrar um enorme potencial para o mercado imobiliário e turístico, o edifício teve seu plano original alterado.

Vivadecora

O projeto do Edifício Copan foi realizado na década de 1950, época em que São Paulo experimentava expansão e crescimento. A modernidade das indústrias havia se intensificado havia pouco tempo no Brasil, e as cidades ainda se encontravam em transformação física e social. Ao passo que o avanço da industrialização ultrapassava as fronteiras da cidade, a população condensava-se cada vez mais na área central da cidade, com consequente verticalização das construções e aumento da especulação imobiliária.

São Paulo também preparava-se para ser considerada uma grande metrópole e, desse modo, precisaria de elementos para representar sua grandiosidade de alguma forma. O Edifício Copan, com emblemático e diferenciado projeto, exerceria bem esse papel, sendo símbolo da arquitetura moderna brasileira e do desenvolvimento econômico da capital paulista.

A arquitetura do edifício teve como objetivo dissipar os ângulos retos da maioria dos prédios, contando com um formato que se elevasse na paisagem. Segundo Oscar Niemeyer, ângulos retos não atraíam o público, mas, sim, curvas.

Veja SP

O projeto original continha duas torres, uma com apartamentos residenciais de 30 andares e outra com um hotel ainda mais grandioso, uma laje ligando os dois prédios e sustentando um restaurante, além de piscina, galeria de lojas, jardins suspensos e garagens subterrâneas. Apesar do esforço, a obra não foi concluída em 1954, como previsto, pela demora na aprovação do alvará de construção e por problemas financeiros. O Banco Nacional de Investimentos, responsável pelo repasse dos investimentos para a obra, foi liquidado pelo governo federal e a obra ficou estagnada por três anos, sendo retomada apenas em 1957, quando o Bradesco assumiu o projeto.

 

Wikipedia

 

Durante o período de obras, Niemeyer não conseguia para São Paulo com a frequência necessária para acompanhar o projeto, então a equipe de engenheiros paulistas acabou ignorando o princípio da planta livre e realizou mudanças no edifício. Apesar de não comprometer a obra, o resultado não ficou de acordo com a proposta do arquiteto. Isso fez com que Oscar Niemeyer perdesse o interesse pelo projeto e, então, o arquiteto Carlos Lemos assumiu a finalização da obra.

Quase tudo foi executado, com exceção do hotel e do teatro. Apesar de o edifício estar totalmente fora da sua concepção original, podendo ser atribuída a Niemeyer somente a forma exterior, continua sendo um marco referencial da maior importância para a leitura da cidade, persistindo como um dos símbolos da modernidade urbana do Centro Novo.

Airbnb

Algumas curiosidades do Copan:  além dos apartamentos, possui 72 lojas e um cinema. Possuiu 20 elevadores e, no subsolo, mais de 200 vagas de garagem. E o mais interessante é que, graças ao seu tamanho, o prédio conta com um CEP próprio.

Quando o Copan foi inaugurado, em 1966, apenas a parte externa foi atribuída a Niemeyer, e portanto muitos acreditam que foi daí que surgiu o termo ‘’arquiteto de fachada’’. Na época da inauguração o endereço tinha um dos metros quadrados mais caros da capital, e morar na região central era sinônimo de luxo e glamour.

Veja SP

Com o declínio do Centro nos anos 1970, o edifício entrou em decadência e durante muitos anos sua imagem esteve associada a um ambiente conturbado e chegou a ser considerado cortiço vertical. Após a década de 1990, com o início da revitalização do Centro, o COPAN atraiu a classe média, em busca de moradia de qualidade, bem localizada e com preços mais baixos.

Nos anos 1980 ainda era visível o contraste entre os blocos, já que o Bloco D tem apartamentos de três quartos, com moradores de alto poder aquisitivo, enquanto no Bloco B, considerado o mais pobre do prédio, há 448 quitinetes e 192 apartamentos de quarto e sala conjugados.

Em 2012, a obra foi tombada como patrimônio da cidade de São Paulo.

Tripadvisor

Atualmente vivem no Copan pessoas de várias classes sociais e ocupações das mais diversas: manicures, engenheiros, publicitários, jornalistas, estilistas, arquitetos entre outros.

Para ler mais matérias sobre Arquitetura, clique aqui!

Via Wikipedia