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CONHEÇA A LIVE COMMERCE

Por Conteúdo_ – 28/12/2020

E 2020 começa a se despedir…

Passamos por um ano difícil, onde a palavra reinvenção foi um foco de esperança para os negócios tão afetados pela pandemia.

Empresas e pessoas tiveram que se reinventar, para seguir na luta e não deixar a vida e os negócios desabarem.

Vimos o comércio online explodir, delivery de restaurantes vendendo cada dia mais e começamos a ver um novo tipo de negócio, que embora ainda tímido, promete “bombar” em 2021. Depois das tão famosas LIVES nas redes sociais, agora é a vez das Live Commerce.

Uma nova estratégia de vendas para as empresas, que prometem alto poder de persuasão e conversão em vendas. Na Live é feita a divulgação de produtos e serviços em tempo real, onde os expectadores podem comprar enquanto assistem. Esse formato integra transmissões ao vivo (Lives) atrelado aos objetivos de um e-commerce tradicional, com o intuito final de esclarecer as dúvidas da audiência em relação a determinado produto e serviço, aumentar a confiança e credibilidade da marca e elevar significativamente as possibilidades de venda.

Podemos dizer que é uma vitrine virtual, onde são mostrados detalhes e vantagens dos produtos, informando ao público sobre as devidas aplicações, utilidades, diferenciais, e muitos outros detalhes que fazem a diferença na hora de selecionar um produto para ser comprado virtualmente.

A China é o país que lidera o uso da estratégia. Em 2018, o Taobao, e-commerce do Alibaba, conseguiu faturar US$15,1 bilhões com o formato de venda. Indicadores mostram que este número deve atingir o valor de US$155 bilhões em 2020.

O formato ainda é pouco explorado no Brasil, mas grandes redes de e-commerce já começaram a testar. Um exemplo foi a rede de franquias de óculos Chilli Beans que investiu no novo modelo. Com nomes como Isis Valverde, Marco Luque e Alok, a empresa promoveu o evento Chilli Beans Live Circus no começo de agosto para lançar sua nova coleção assinada pelo estilista Alexandre Herchcovitch. Para a marca, além de impulsionar as vendas online, a iniciativa foi uma tentativa de atrair mais consumidores para as lojas físicas com descontos exclusivos.

Utilizar a audiência das lives para vender algum produto ou serviço é uma maneira eficaz de aproveitar o potencial dos influenciadores, que desempenham um papel importante na decisão de compra. Existe uma relação de confiança, estabelecida pelo marketing de influência, entre os influenciadores e consumidores, e que pode ser potencializada a partir dessa nova estratégia.

Claro que nosso amigo Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou que Facebook e Instagram já estão trabalhando para que as respectivas plataformas permitam as vendas em tempo real em suas lives, A novidade já chegou para as lojas do Facebook dos Estados Unidos, e esperamos que em breve, a novidade seja liberada também no Brasil.

Portanto, se você trabalha com vendas de produtos e serviços, fique de olho nesta estratégia.