A GERAÇÃO MILLENNIAL E O FUTURO DOS NEGÓCIOS - conteudo_
 

Mag C_

A GERAÇÃO MILLENNIAL E O FUTURO DOS NEGÓCIOS

Por Conteúdo_ – 17/11/2020

Segundo vários estudos, a geração millennial está estabelecendo novas bases para como os negócios serão conduzidos no futuro/presente.

Embora existam aspectos comprovados, testados e verdadeiros do gerenciamento de projetos, os millennials estão trazendo novas perspectivas – alavancando avanços tecnológicos e colocando foco adicional em áreas como fatores econômicos, ecológicos e sociais.

Alex Shootman, CEO da Workfront, um provedor de soluções de gerenciamento de projetos e trabalho corporativo baseado em nuvem, já disse em 2017 que aprender a trabalhar com a geração millennial é fundamental, pois “os nativos digitais agora governam e aumentarão em poder e influência nos próximos anos”.

“Assim como qualquer imigrante e nativo em uma sociedade, existem diferenças, e essas diferenças mudarão o local de trabalho”, disse Shootman. “As diferenças incluem que os nativos digitais veem o local de trabalho como igualitário x hierárquico, eles preferem o teletrabalho e horários flexíveis e a oportunidade de compensar o trabalho remotamente (ou seja, de um café em um fim de semana ou durante as férias).

“Os nativos gostam de multitarefa ou troca de tarefas e preferem aprender ‘just-in-time’ e apenas o que é minimamente necessário.” Shootman disse que os millennials “interagem e se conectam simultaneamente com muitos, até centenas de outros. Igualitários, flexíveis, comutação de tarefas, habilidades just-in-time e altamente conectados em rede. Este não é o ambiente de trabalho atual.”

Por que o foco no papel da geração millennial em projetos?

Em 2020, a geração millennial já representa metade da força de trabalho global e, em 2030, representará 75%. A aversão da geração millennial a agendas ocultas, estruturas corporativas rígidas e silos de informações, juntamente com a disposição de explorar novas oportunidades, mudarão fundamentalmente a natureza do trabalho ou os custos elevados dos negócios.

O que isso significa para atividades de projeto que apoiam as metas de negócios?

As empresas perceberam que sua sobrevivência dependia de abraçar a transformação digital. Agora, adaptar-se às mudanças de expectativas significa fornecer recursos de TI que complementam as prioridades de negócios.

Segundo especialistas, a geração millennial está interrompendo os modelos de negócios tradicionais. Há anos isso ja vem sendo visto nos RH das empresas. Mas agora, os processos diários devem ser atualizados para acomodar as novas gerações de talentos. Eles trabalham de maneira diferente e têm expectativas diferentes . As empresas que encontrarem esse ponto ideal – aquele que atrai talentos sem prejudicar o sucesso do negócio – ganharão funcionários mais felizes e partes interessadas mais felizes, independentemente da geração.

Especialistas acreditam  que a geração millennial difere em sua abordagem de cronogramas, colaboração e comunicação. Esta geração têm um senso de equilíbrio trabalho / vida muito melhor do que os da Geração X. Isso não significa que eles não irão dedicar mais tempo quando a situação exigir, ou responder à correspondência após o expediente, mas certamente esperarão que isso seja a exceção. A geração millennial está traçando limites com mais clareza e dessa nova forma de pensar está em desacordo com a velha mentalidade. Eles estão fazendo os líderes das empresas repensarem os prazos, como agendar o trabalho e as vitórias, os marcos principais e o que é verdadeiramente realista e viável.

Quando se trata de colaboração os millennials se destacam: segundo especialistas, eles são verdadeiros jogadores de equipe e gostam de solicitar informações e opiniões e são conectores naturais. E eles esperam que as ferramentas acompanhem o ritmo. Para isso os gerentes de projeto precisam adotar e oferecer suporte a software modernizado que possa lidar com brainstorming colaborativo, atualizações em tempo real, múltiplos leitores e usuários, vídeo integrado, voz e muito mais.

Os millennials são a verdadeira geração da tecnologia; amigáveis ​​com gadgets, sempre ligados, conhecedores de tecnologia altamente responsivos, e eles se comunicam em rajadas curtas de emojis e ortografia fragmentada. E-mail simplesmente não funciona para alinhar equipes, gerenciar entradas e impulsionar o desempenho. Com o aumento de trabalhadores virtuais e equipes distantes geograficamente, os aplicativos de gerenciamento de projetos estão se tornando a nova norma.

Como a geração millennial vê seu papel nos projetos e o impacto nas metas de negócios?

Um millennial, acredita que sua geração tem interesse não apenas em atender às expectativas de um projeto, mas também em superá-las. Esta geração é ágil e pode se adaptar mais rápido às mudanças, melhor do que as outras gerações. Os associados mais jovens muitas vezes podem estar mais determinados a entregar, e isso apresenta uma situação interessante em que os projetos se tornam oportunidades em vez de obstáculos.

O que as empresas devem tirar disso?

A geração millennial é o futuro/presente, trazendo novas perspectivas e abordagens mais inovadoras. As empresas precisam aproveitar suas contribuições e reconhecer o verdadeiro potencial que possuem.
A tecnologia está quase conectada ao DNA desse grupo experiente em tecnologia, de maneiras que as gerações anteriores podem não compreender e apreciar totalmente. Isso torna a geração millennial uma solução híbrida por si só e um recurso poderoso para projetos.
As empresas devem aproveitar suas percepções variadas para melhores resultados. Devem aproveitar todo o potencial combinado das gerações anteriores com os millennials, para o resultado final muito melhor.