O TECIDO É A ESTRELA DESTE PROJETO
Por Conteúdo_ – 13/07/2021
Como adoramos compartilhar projetos incríveis de arquitetura e design de interiores aqui na Mag C_, este projeto não poderia ficar de fora.
No ano passado, o escritório de design de interiores especializado em tecidos exclusivos Siersema de Amsterdam mudou de endereço e isso exigiu um novo design de escritório. Junto com o escritório de arquitetura Beyond Space também de Amsterdam, eles se uniram para juntos descobrir como poderiam refletir a identidade do Siersema no design do novo escritório.
O novo escritório e showroom associado tem uma bela localização no IJ, principal rio que banha Amsterdam. Portanto, a água foi uma parte importante da inspiração. O objetivo era criar espaços de trabalho e, ao mesmo tempo, buscar uma conexão com a água. Mas como você combina luz natural, a bela vista sobre a água e a identidade e atividade principal em um espaço de escritório em um todo profissional?
O espaço se beneficiava de tetos altos e muita luz, mas era muito sem personalidade. Eles queriam criar espaços de trabalho íntimos e distintos, sem levantar uma única parede, mantendo os pontos fortes do local e sua conexão com a água.
Então como não queriam divisórias fechadas, o escritório Beyond Space sugeriu criar espaços por meio de cortinas no teto. Tecido de cortina macio e semitransparente, cortado em diferentes comprimentos para formar uma sala de reuniões, espaços de escritório, área de estar e área comum. A aparência ondulada e a tonalidade semelhante à água das cortinas aumentam a conexão com a água.
“As cortinas parecem íntimas e separadas, mas as pregas garantem que você nunca perca de vista todo o espaço e seu ambiente externo. Eventualmente, percebemos que as cortinas não podiam tocar o chão, então a sala pareceria apertada. Criamos um espaço que está dividido e conectado ao mesmo tempo, mas que também parece íntimo e aconchegante. ” explica o arquiteto Remi Versteeg sobre o pensamento por trás do design
As cortinas são cortadas a laser para evitar que se desfiem e são penduradas com cordas pesadas para garantir as dobras certas, criando um acabamento perfeito. Foi criada uma identidade espacial, um design que traduz a oferta principal do cliente em seu ambiente, de modo que seja ao mesmo tempo uma expressão de sua identidade (de marca), bem como um espaço de escritório funcional e showroom.
“Embora a ideia tenha surgido rapidamente, sua execução representou muitos desafios. O que tínhamos em mente era que alguém experimentasse a intimidade de uma bolha, mas ainda assim retivesse a experiência de todo o espaço, respeitando as linhas de visão por completo. Brincamos com diferentes formas e transições, cúpulas, bolhas, corredores, cubículos … O maior desafio que encaramos era obter a distância certa entre as cortinas, algo que resolvemos fazendo mais de cinquenta renderizações 3D”explica a equipe do Beyond Space (Equipe: Remi Versteeg, Stijn de Weerd, Esther Bentvelsen, Tsz Ho Chau)
Para ver mais matérias sobre interiores, clique aqui!
Fotografia: Peter Tijhuis