O CONSUMO APÓS COVID-19
Por Conteúdo_ 22/05/2020
Nada será como antes. Podemos dizer que existe o mundo antes e depoid do COVID-19. Estamos passando por um momento muito diferente, e precisamos estar preparados para os novos tempos.
Pesquisadores de tendências internacionais dizem que o coronavírus funciona como um acelerador de futuros. A pandemia antecipa mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação a distância, a busca por sustentabilidade e a cobrança, por parte da sociedade, para que as empresas sejam mais responsáveis do ponto de vista social.
Repensar atitudes nunca fez tanto sentido para diversos segmentos, e a Pandemia está mudando também modo das pessoas consumirem. Veja algumas destas mudanças:
COMÉRCIO ONLINE – fomos “forçados” a aprender a comprar pela internet. Mesmo quem tinha receio, se viu em uma situação em que não tinha muita escolha. Acabamos desenvolvendo novas aptidões, que tendem a ficar presentes em nossas vidas.
CONSUMO DE INFORMAÇÃO – em tempos de quarentena, o consumo de cursos online aumentou consideravelmente e provavelmente continuará assim após a pandemia.
MENOS É MAIS – com um cenário econômico instável, compramos em menor quantidade. Devido a isso, precisamos, cada vez mais, ter certeza da compra e valorizar os produtos de maior qualidade, que possam ser aproveitados por mais tempo.
CONSUMO CONSCIENTE – saber qual é a matéria-prima utilizada, e quem são as pessoas responsáveis pela confecção do produto e quais os impactos desta compra para o planeta, é outra tendência que foi antecipada com a pandemia.
DIY (tradução ‘do it yourself” o “faça você mesmo”) – as pessoas estão usando seu tempo em casa para aprender novas habilidades, como cozinhar, costurar, pintar paredes, consertar coisas, fazer as unhas, pintar cabelo, e essas habilidades provavelmente não desaparecerão quando o vírus desaparecer. Então o mercado destes produtos parece muito promissor.