MARCEL WANDERS
Por Conteúdo_ – 25/11/2020
No Brasil e no mundo, existem centenas de designers maravilhosos, mas alguns tem o poder de nos levar para o mundo da fantasia e deixar a nossa vida mais leve e divertida com as suas criações. Uma destas pessoas com certeza é Marcel Wanders.
Se você trabalha com design de interiores e arquitetura, provavelmente já tenha ouvido falar no seu nome e no nome de uma das suas empresas, a Moooi. Veja aqui a matéria sobre a Moooi no Milan Design Week 2018.
Marcel Wanders (2/07/1963) é um designer holandês e diretor de arte no Marcel Wanders Studio em Amsterdã, que faz projetos arquitetônicos, de interiores e industriais. Nascido em Boxtel, Wanders se formou no Instituto de Artes de Arnhem Hogeschool voor de Kunsten em 1988 após ser expulso da Design Academy Eindhoven.
O Marcel Wanders Studio, líder em produtos e design de interiores localizado na capital criativa de Amsterdã, cumpre sua missão de “criar um ambiente de amor, viver com paixão e realizar nossos sonhos mais emocionantes”. Ao longo dos anos, os especialistas em design e comunicação do estúdio realizaram mais de 1.900 experiências icônicas em todo o mundo para clientes particulares e marcas premium, como Alessi, Baccarat, Bisazza, Christofle, Kosé Corporation / Decorté, Flos, KLM, Hyatt Hotels Corporation , LH&E Group, Louis Vuitton, Miramar Group, Morgans Hotel Group, Puma, entre muitos outros.
Fundado por Marcel Wanders, sob a liderança e direção criativa de Marcel Wanders e Gabriele Chiave, a equipe de design de 52 pessoas está trazendo o toque humano de volta ao design, dando início a uma “nova era” do design, na qual designer, artesão e usuário estão reunidos. O estúdio está moldando a indústria do design com um pensamento de design mais romântico e humanístico, respeitando o passado e a diversidade da cultura.
Enraizado em uma perspectiva humanística, Marcel Wanders traz de volta a humanidade no mundo tecnocrático do design, inaugurando o que ele chama de “Renascimento Contemporâneo do Humanismo”. Criando uma realidade em que designer, artesão e usuário se sentem bem-vindos e abraçados. A cada novo projeto, Marcel Wanders desafia o dogma do design, preferindo focar no holístico, romântico, surreal, arquetípico, ao invés do tecnocrático. Nesse universo, a frieza do industrialismo é substituída pela poesia, fantasia e romance de diferentes épocas, vividamente trazidas à vida no momento contemporâneo. O trabalho de Marcel Wanders emociona, provoca e polariza, mas nunca deixa de surpreender, de festejar e entreter. Considerado por muitos como uma anomalia no mundo do design, é sua missão criar um ambiente de amor, viver com paixão e realizar nossos sonhos mais emocionantes.
O estúdio de Marcel Wanders colabora regularmente com marcas de renome mundial para criar produtos inteligentes e sustentáveis, desde peças de decoração individuais até coleções icônicas com design personalizado. Segundo eles, o design está no auge quando se revela da maneira menos esperada e evoca uma resposta emocional involuntária de alegria e iluminação. De produtos para o lar a itens e coleções únicos, eles buscam trazer novos produtos ao mercado que revelem inovação cultural e uma perspectiva durável, criando objetos que serão apreciados para sempre, enquanto se encaixam perfeitamente na vida das pessoas. A abordagem é passar do materialismo ao conceitualismo e conectar de volta o verdadeiro propósito do design de conexão significativa. Segundo eles, seu design de produto é inesperado, ousado e luxuoso. Em tudo o que fazem, procuram trazer de volta o toque humano ao design, ao mesmo tempo que definim o luxo criativo, que começa onde termina a funcionalidade.
Para criar interiores de hotéis, condomínios, escritórios oi casas, eles projetam espaços que oferecem uma verdadeira conexão com o lugar. Permitem que os elementos locais e a cultura local influenciem no design, promovam e construam uma comunidade para o futuro. Trabalham com um novo tipo de consciência para trazer habilidade para cada projeto. O intuito é honrar o passado e inspirar as pessoas com uma conexão genuína com um lugar ou época. Frequentemente, em seus interiores, eles usam princípios de design de biofilia para criar ambientes inspirados na natureza e focados no homem. Redefinindo a linguagem de uma forma ou lugar icônico para chegar ao momento contemporâneo. Com cada design de interiores, o objetivo é utilizar o espaço para promover as maneiras como as pessoas desejam viver, e ao mesmo tempo tornar uma experiência sensorial imbuída de um sentido de destino memorável.
Um espetáculo né?
Se você, assim como nós, é apaixonado (a) pelo trabalho deste gênio, clique aqui, navegue pelo site e faça uma linda viagem criativa.