“Itapiranga” é um vocábulo de origem tupi: significa “pedra vermelha”, através da junção de itá (pedra) e pyranga (vermelha).
A história de Itapiranga é muito recente, se comparada à história das cidades litorâneas do estado de Santa Catarina.
A colonização Porto Novo, no Oeste de Santa Catarina, atualmente os municípios de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis, foi fundada em 1926 para ser uma área de povoação germânica e católica. Idealizada pela Volksverein (Sociedade União Popular do Rio Grande do Sul), recebeu famílias das antigas colônias alemãs do Sul do Brasil, bem como de imigrantes da Alemanha.
Itapiranga teve uma grande e forte influência dos colonizadores alemães que a transformou em uma atração mais do que especial na região dos Caminhos da Fronteira.
Faz divisa com o Estado do Rio Grande do Sul e com a Argentina, e a região é cortado pelo Rio Uruguai com quase 1 Km de largura.
Foi única, à época e a primeira do estado, a organizar e produzir a Oktoberfest, com gastronomia e danças típicas, concursos de chope em metro, tiro ao alvo e desfile de carros alegóricos.
As belíssimas construções em estilo alemã, além de charmosas, despertam a atenção dos turistas, bem como, os jardins residenciais ramificados de flores, das mais coloridas possíveis.
Região montanhosa, com muitos vales, rios, lagos e uma vegetação nativa maravilhosa.
Veja algumas fotos enviadas pela Elô Bittencurt do Estúdio É! Arquitetura.
Que delícia de cidade né?
Para ver todos os 22 projetos do DESIGN SHOW C_, clique aqui!