ERROS MAIS COMUNS NA AMBIENTAÇÃO DE LOJAS
Para o consumidor de hoje, só o melhor preço e qualidade imbatível não são os únicos critérios de compra, principalmente se a experiência de compra no seu ponto de venda for esquecível.
Por isso, é fundamental pensar na ambientação da sua loja ou estabelecimento para que seus clientes escolham comprar com você ao invés dos seus vizinhos.
Para te ajudar, listei os erros que mais vejo nas ambientações e como solucioná-los!
1. Má localização e distribuição de produtos
Quem nunca ficou horas rodando todos os corredores e, possivelmente, passou umas 50 vezes pelo produto que queria e não viu? Isso acontece porque a disposição da loja não remete à localização do produto em questão, mas sim ao espaço que o cliente tem para se mover e procurar. Para aumentar as chances de vender mais, é fundamental que você organize seus produtos de forma inteligente.
Lembre-se que quanto maior o nível de conforto do cliente, mais tempo ela permanece na loja. Pouco espaço para circular, itens para desviar é outro problema que pode afetar seu lucro. Então, reflita sobre a utilização dos espaços em que só a equipe de trabalho é capaz de localizar a oferta, levando o consumidor a pedir ajuda o tempo todo.
A sinalização visual das seções por tipo de produtos também é um facilitador, cuidado para não exagerar.
Música ambiente traz conforto, só é preciso se atentar ao volume.
2. Diferencial competitivo escondido
É fundamental ter na ponta da língua seus pontos fortes. Eles precisam ser evidenciados nas áreas mais nobres, pois são fatores decisivos de compra. Portanto, nada de deixar aquele vestido lindo, desenhado por um renomado estilista francês, numa pilha de roupas ou escondido numa arara lotada, por exemplo.
Deixe os artigos com maior saída ocupar mais espaço em sua loja. Afinal, são esses que estão fazendo sucesso com o público.
Conte também com a iluminação para destacar produtos promocionais e lançamentos, isso induz o fluxo interno da loja para locais/produtos estratégicos, e potencializa suas vendas.
3. Falta de planejamento no trajeto dos clientes
Essa é uma estratégia bastante conhecida no universo do varejo, mas algumas empresas ainda pecam nesse quesito.
É fundamental que você planeje o trajeto que um visitante fará dentro do estabelecimento, de forma que siga um caminho que seja interessante para as suas vendas.
Identifique, por exemplo, quais são os produtos com mais margens de lucro e garanta que eles estejam sempre visíveis.
Outro ponto indispensável é não colocar impedimentos como prateleiras e gôndolas entre a porta e o caixa, facilitando a locomoção do cliente na loja.
4. Fuja da poluição visual
Poluir visualmente o ambiente com o excesso de produtos, ou até mesmo com objetos de decoração ou materiais promocionais, é um erro comum e que afeta diretamente suas vendas.
Para que isso não ocorra, crie um clima harmônico, com cores e ambientações coerentes com sua loja, mantendo a comunicação visual atraente e funcional.
5. Lembre-se sempre da vitrine
A vitrine deve ser transformada em um permanente convite. Colocar um item de cada produto amontoados é mais comum do que você pode imaginar. Lembre-se: a vitrine não é um catálogo, quando muito poluída, ela obriga o consumidor a pensar demais, o que pode afastá-lo. O ideal é construir um planejamento para trocas periódicas dos itens à mostra, seguindo o calendário de varejo e de acordo com o perfil do consumidor da região.
6. Iluminação deficiente
É desagradável entrar em uma loja com a iluminação inapropriada, normalmente o cliente tem uma má impressão, mas não sabe explicar o porque. Lembre-se que o foco de luz deve estar nos itens à venda. E a iluminação do ambiente precisa passar a sensação de aconchego e não atrapalhar a visualização dos produtos.
7. Mantenha a temperatura agradável
Ninguém merece entrar em uma loja e começar a derreter de calor por estar bem movimentada. Esse excesso de movimento pode até espantar seu cliente por não ter um sistema de refrigeração adequado.
Invista para que a temperatura de sua loja seja agradável, o equilíbrio do calor entre o seu negócio e o seu espaço, que agrade seu público, principalmente.