DETALHES DA SEMANA DE ARTE, DESIGN E +
Por Conteúdo_ – 13/09/2021
Já falamos aqui sobre a Semana de Arte, Design e + da Casa Mollde + Conteúdo_. Para ver toda a programação, clique aqui!
Hoje, fizemos uma matéria especial, contanto detalhes de todas as instalações artísticas desta semana tão incrível!
Acreditamos que o poder da inovação é a força motora da criatividade, e que ambientes criativos permitem a expansão da nossa mente.
Acreditamos que a arte é a força vital, a expressão inconteste de vida e criação. Cremos no poder de materialização dos artistas e designers que com sua capacidade de expressão nos possibilitam visualizar seus sonhos.
A Casa Mollde + Conteúdo_ se desenvolveu com base nessa crença criativa, e ao longo dos últimos meses reforça seu propósito a cada nova visita, e hoje, na abertura da primeira semana de Arte, Design e + sedimenta suas bases com a concretização de um sonho, fomentar de maneira concreta esse ambiente inovador.
Assim, convidamos a todos para nos ocuparem, nossa casa é viva, pois vocês fazem parte dela, bem-vindos.
A poesia da leitura
por Fabiana Queiroga para Taschen Brasil
Tateando as folhas em busca de descobertas, o livro armazena o poder de aguçar os sentidos e nos transportar para lugares longínquos. Nos faz flutuar, ver o que não existe, ou o que existe e ainda não sabíamos.
Em busca da percepção sensorial a artista plástica Fabiana Queiroga criou uma instalação com os livros da Taschen Brasil que chama nossos olhares para os objetos, comuns a decoração, mas que aqui ganham outro destaque, permitindo uma conexão instantânea do observador, convidando-o para participar, tocar e sentir os livros.
Apresentando títulos novos como a coletânea de Beatriz Milhazes, e Gustav Klimt, a Taschen que é representada no Brasil pela Distribuidora paisagem reforça seu compromisso com a arte apresentando essa instalação.
Junto com os demais mobiliários da mostra, temos dois dos novos móveis da coleção “verbo” de Fabiana: o armário “crônica” e o armário “conto” que estão em pré-lançamento na CM+C_ e que se somarão ao carrinho “voz” para serem lançados oficialmente no próximo Design Week.
Verbo é uma classe de palavras que, do ponto de vista semântico, contêm as noções de ação, processo ou estado. Verbo é uma linha de mobiliário que mesmo com sua forma primária estática, subjetivamente lê, fala, guarda e lembra. Esse é o conceito da linha de mobiliário produzido pela vermeil e comercializado pela allez que capta o sentido da instalação dando abrigo aos livros e às poesias.
Revoada
por Cris Conde para LG do Brasil
O elemento ar aguça a criatividade, levando o pensamento para longe, fazendo de nós telespectadores da mente. Os pássaros foram os elementos figurativos escolhidos pela pintora Cris Conde para representar o traço mais característico da linha de refrigeração da LG do Brasil, o próprio ar.
Numa intervenção estética na condensadora Smart Inverter da LG, um produto que se diferencia pela ampliação do espaço, já que com ela é possível instalar até cinco dispositivos, esse recurso amplificador, é reforçado pelo caráter libertário do revoar dos pássaros.
Outros elementos figurativos, marcas da obra de Conde, são os rostos femininos, criando um objeto único e personalizado, característica da pintora que de maneira versátil e inovadora coloca seus desenhos e pinturas numa vasta gama de objetos. Presente em diversos ambientes da mostra, Cris que já desenhou para os modelos ArtCool da LG, ultrapassa os limites e interfere de maneira inusitada no produto, trazendo a surpresa como elemento figurado da instalação.
Jardim dos sentidos
por Gabriela Nora para Gaya
Um jardim encantado que estimula a percepção sensorial dos visitantes para cada detalhe das cúpulas produzidas pela artista floral Gabriela Nora para a instalação da Gaya. O poder fundamental da luz é reforçado por outros elementos que aguçam todos os sentidos.
O segredo do jardim é a apreciação silenciosa e pacífica do observador, como se a entrada no espaço fosse realmente um teletransporte para um mundo de sonho.
Toda essa magia é estimulado com a própria tecnologia das lâmpadas smart da Gaya, que permitem alterar as cores da instalação, modificando a percepção da visita.
O caráter lúdico e onírico é marca fundamental da obra da diretora de arte da Galeria Botânica onde apresenta suas criações em forma de buquês e arranjos.
Assim, a soma da tecnologia das lâmpadas Gaya com o simbolismo afetivo da obra da Gabi Nora, cria uma instalação sensorial que é um verdadeiro jardim dos sentidos.
Tramas
por Eva Soban para CM+C_ e EcoSimple
O peso por trás das obras de Eva Soban fomenta uma imagem de distanciamento que rapidamente se esvai com vemos a delicadeza das tramas, reforçadas pela doçura sútil de sua criadora.
Com apenas duas obras na Casa Mollde + Conteúdo_ por conta da limitação espacial, aproveitamos a Semana de Arte, Design e + para convidar a artista a promover uma interferência artista na fachada principal da casa, e espalhar por alguns dos ambientes suas obras que retratam diversas fases da artista.
O vermelho marca característica de sua carreira aqui ganha ainda mais destaque para chamar a atenção para a urgência de retomarmos nossa atenção para a arte.
Junto com as obras de Eva temos a instalação de mesmo nome com os tecidos da EcoSimple, empresa pioneira na manufatura de tecidos sustentáveis, que se funde às obras da artista têxtil no andar superior da mostra.
Um convite tátil ao apreciar artístico, reforçando a qualidade tanto da obra, quanto do tecido que a sustenta.
Exposição Mulher Keala
Claudia Colagrande para Tapetah
Ha mais de 35 anos, Claudia Colagrande vem despertando diferentes sensações em quem contempla seu trabalho. Do abstracionismo ao figurativo, a jornada da artista plástica se constrói, revelando fases de sua vida e mensagens sobre a vida.
Impressões de Memórias, a última série que ela produziu, de 2011 a 2018, foi desenvolvida com pintura acrílica, spray e colagens, várias camadas de impressões em estêncil e fragmentos de papéis rasgados. Essa série que inspirou a Tapetah na produção do tapete Cat que está em exposição no Gazebo.
Após passar por uma cirurgia significativa no início do ano de 2020, Claudia se viu inspirada e impulsionada a se expressar de outro jeito, dando visualidade às mulheres que vinham à sua mente – assim teve início a série Mulher! Já são mais de setenta mulheres pintadas de forma espontânea, que “expressam-se” de jeitos variados.
O trabalho da Mulher Keala corresponde a essência de cada momento, como uma flor na natureza que em segundos muda de cor, tamanho e expressão, esse trabalho que da nome a mostra de Claudia com a Tapetah.
Caplin Colorfull
Intervenção de Astrid Fontenelle para Modalle
A Poltrona Caplin do designer Maurício Bonfim inaugurou a participação da empresa de móveis de área externa na Semana de Design de Milão e já presente na cenografia da CM+C_ precisou de uma remodelação para nossa semana de design.
Convidamos então a comunicadora Astrid Fontenelle, embaixadora da marca, para traduzir-se no móvel.
O resultado é uma mistura do poder feminino, já presente no objeto, com a força expansiva do laranja, marca registrada da jornalista.
A poltrona então foi deslocada do ambiente comum para a natureza para permitir o deleite da apreciação sensorial com o devido destaque.
Boas-vindas
Por Newton Lima para CM+C_
A instalação que dá boas vindas aos frequentadores da Mostra, é composta por tigelas e copos em barro manufaturados pela artesã Preta reforçando a aplicação da arte popular brasileira nos projetos de interiores de Newton Lima.
Como incentivo ao trabalho manual, traduzem o compromisso do designer com a divulgação do artesanato de raiz, presentes pela Casa Mollde + Conteúdo.
A instalação será desmontada ao longo da mostra, onde os visitantes serão presenteados com os objetos regionais.
Concreto Criativo
Por Victor Leite para MC-Bauchemie
A criatividade sem limites do design de mobiliário estará na programação da nossa semana com workshops que estimulam o poder de inovar a partir do concreto.
A MC-Bauchemie é líder em soluções para projetos de construção em diversas áreas, e aqui na CM+C_ tem o desafio de se comunicar com os visitantes, e a semana de design é a fagulha necessária para a marca alemã, deixar a criatividade fluir e trazer suas soluções para os visitantes de forma irreverente.
O embaixador desse movimento é o designer de produtos Victor Leite, que muito além do mobiliário é multi-tarefas na criação de diversas soluções na área do design com seu escritório Mollde, e claro com a CM+C_.
Incrível né?
AGENDAMENTOS DEVEM SER REALIZADOS PELO LINK: CM + C.
O número de pessoas é limitado a 20 por grupo de visitação. O uso de máscara é indispensável durante todo o evento.