Desvendando as Hashtags
O uso das hashtags é muito popular nas mídias sociais, no Instagram elas funcionam como um excelente mecanismo de busca, ajudando inclusive a melhorar o engajamento das publicações, mas afinal, qual a melhor maneira de utilizar esse recurso a favor do seu negócio?
Para esclarecer, vou listar 3 dicas básicas que vão ajudar bastante!
1 – Crie a Sua Hashtag
Criar uma hashtag para o seu negócio é uma estratégia muito eficiente por dois motivos, o primeiro é que facilita bastante para o público encontrar as publicações da sua empresa, havendo inclusive a opção de seguir sua hashtag.
A segunda vantagem é que você pode (e deve) incentivar seus clientes e parceiros a utilizarem a hashtag, fazendo-a crescer e ganhar relevância, além de ser uma ótima maneira de divulgação espontânea do seu negócio.
2 – Utilizar Hashtags Seguimentadas
Colocar na sua publicação hashtags populares e aleatórias pode não ser um bom caminho, vai atrair seguidores que pouco tem a ver com seu segmento e que portanto, não são seus potenciais clientes.
O ideal, é pensar em hashtags que se relacionem com seu ramo de atuação e com a foto em questão, dessa forma, fica mais fácil de atingir o público alvo, pessoas que estejam realmente interessadas no seu produto ou serviço.
3 – Fique Atento a Quantidade de Hashtags
Apesar de o Instagram permitir o uso de até 30 hashtags, essa prática não costuma ser vista com bons olhos, pois deixa a legenda do seu post visualmente poluída, podendo até mesmo ser confundida com spam, além de demonstrar desespero para atingir qualquer público.
Por isso, eu acredito que utilizar entre 5 e 10 hashtags seguimentadas, seja a melhor estratégia para atrair futuros clientes e ainda demonstrar credibilidade.
Lembre-se que construir uma marca forte e ter a audiência correta no Instagram leva algum tempo e exige bastante dedicação e compromisso, mas certamente é um investimento que vale a pena, uma maneira importantíssima de manter a proximidade com seu público.
Espero que tenham gostado das dicas!
Ale Gomes