CASA DOS VENTOS POR PATRÍCIA MELLO - conteudo_
 

Mag C_

CASA DOS VENTOS POR PATRÍCIA MELLO

Por Conteúdo_ – 15/04/2021

A CASA DOS VENTOS

Uma casa suspensa no ar, com vista pro mar… Onde a fluidez é a palavra da vez. E o, ar, claro… principal elemento entre os quatro que nos regem. Cortinas esvoaçantes, luz do sol à vontade, só para criar efeitos especiais nas paredes a cada hora do dia.

Assim é a Casa dos Ventos da arquiteta Patricia Mello (@patriciamelloarquitetura) !

O piso laminado New Elegance Moka, da Eucafloor, usado na sala de TV, garante o aconchego enquanto a brisa é fresca do lado de fora e o ar tem a temperatura certa do lado de dentro: a climatização fica por conta do modelo Cassete de 1 via, da LG, em diversos pontos da residência.

Na cozinha, a combinação de materiais é o grande destaque.  A madeira do piso, o cimento queimado e os azulejos coloridos nas paredes criam um efeito ainda mais especial na companhia do aparador azul da sala vizinha, revestido com MDF Eucafibra Lacca AD Azul Mediterrâneo, da Eucatex. Porque quando o assunto é ar, nada pode ser previsível…

Uma casa clara, leve, com desejos de tempos melhores, que certamente virão. Uma caixa de sonhos, todos possíveis de serem realizados. A Casa dos Ventos fica em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, no alto do morro – o que a transforma em um mirante, com a paisagem contemplada do alto das rochas. Um espaço em que o conforto e a integração com a natureza são os maiores luxos.

Conhecida como A Capita da Vela, por causa dos ventos, Ilha Bela é um conjunto de ilhas que possui uma topografia bastante particular. Além das praias belíssimas, possui um terreno montanhoso, e o topo da montanha com vista para o mar foi o local escolhido para a implantação do projeto, em um terreno plano, mas que termina em um maciço de rochas com um declive bastante acentuado, o que transforma a casa em um verdadeiro mirante.

O ar da montanha e a brisa do mar circulam em abundância pelos 2 blocos de arquitetura que se sobrepõe.

O térreo abriga a parte social da casa, com grandes aberturas em praticamente todas as faces da construção.

O fechamento é feito através de portas de vidro deslizantes, que quando abertas criam grandes vãos que permitem a circulação do ar através da ventilação cruzada.

Estes vãos também comunicam e integram os ambientes internos com a área da piscina e permitem que a natureza que envolve o terreno invada a casa.

A sala da TV além de aconchegante, ficou incrível com o mix de laranja da cômoda com o MDF Eucafibra BP Grafis Verde Amalfi @mdf_eucatex do rack.

A piscina com borda infinita tem sua estrutura apoiada no maciço de rochas que delimita o terreno, com uma raia de 20 metros de comprimento, área de descanso e prainha.

O bloco superior abriga a parte íntima da casa e possui uma varanda externa que acompanha a fachada, permitindo que todos os quartos tenham vista pro mar.

Na suíte, o piso vinílico Working Califórnia @eucatex_oficial instalado no padrão espinha de peixe, trouxe um detalhe moderno ao ambiente. Na climatização, o ar condicionado Cassete de 1 Via da LG @lgdobrasil  deixa tudo ainda mais agradável.

Concreto, madeira e vidro são os materiais que predominam na sua construção.

O layout aberto e amplo, cria uma livre circulação entre os ambientes e o uso de elementos vazados garantem uma permeabilidade do ar e do olhar.

Na arquitetura de interiores, o ponto de partida para o projeto foi CONFORTO E ACOLHIMENTO. Diante da situação que vivemos, entre todos os elementos que nos rodeiam, a casa foi o que sofreu o maior impacto e a maior ressignificação.

A pandemia mudou a atitude das pessoas em relação as suas casas e este projeto reflete esta mudança.

O mobiliário é confortável, com tecidos macios e suaves e todo local de permanência existente no projeto possui um tapete para trazer acolhimento.

A iluminação, interna e externa, eficiente e aconchegante foi feita com Led da Gaya @gayaled.

A brasilidade está muito presente também. Móveis assinados por Sergio Rodrigues, Paulo Mendes da Rocha, telas de Beatriz Milhazes, revestimentos de Nathaly Domiciano estão espalhados pelos ambientes para trazer a sensação de identidade e pertencimento.

O ano de 2020 nos privou do contato com a natureza, que é tão importante pra saúde física e mental do ser humano e a intenção deste projeto foi resgatar a tranquilidade da natureza e trazê-la para dentro da casa, não somente através das grandes aberturas das suas fachadas, mas também pelo uso de materiais naturais, como as palhas, fibras e madeira.

A Casa dos Ventos não foi projetada para ser uma casa de veraneio e sim para que seus moradores possam desfrutar de toda a estrutura necessária, sem luxo, com muito conforto e a presença abundante da natureza no seu entorno.

VIVENCIE ESTA EXPERIÊNCIA