CASA DOS PRODUTORES DE CONTEÚDO POR LUCAS CARRARA E MARIANE PIRES - conteudo_
 

Mag C_

CASA DOS PRODUTORES DE CONTEÚDO POR LUCAS CARRARA E MARIANE PIRES

Por Conteúdo_ – 20/10/2021

CASA DOS PRODUTORES DE CONTEÚDO

A Casa dos Produtores de Conteúdo está conectada ao ideal de uma moradia do futuro, com estética visual limpa e elementos marcantes de volumetria. A proposta é a de uma rotina dinamizada por espaços minimalistas, porém grandiosos.
O uso da cor é dramático e serve como sinalizador para a utilização dos espaços da casa. Exemplos claros aparecem em ambientes como o estúdio, com o mobiliário restrito e marcante, e o living que integra a sala de estar e estação de trabalho, com as poltronas amarelas que se destacam
sobre a base em branco em preto.
No projeto dos arquitetos Lucas Carrara @lucas_carrara e Mariane Pires @arquiteta.mariane , a sofisticação aparece em todos os detalhes. 
 

A Horizon House está localizada na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e segue a premissa de um design arquitetônico de linguagem sobretudo contemporânea, com estética visual mais limpa e de elementos marcantes da volumetria. Idealizada para um casal jovem, ambos produtores de conteúdo, cuja prioridade máxima era unir tecnologia e inovação ao ambiente natural, de modo que a residência se dispusesse em espaços amplos e que houvesse certa conectividade entre eles.

A residência é totalmente representada pelo estilo de vida que acreditamos que será no futuro: com maior dinamismo e praticidade nas rotinas e utilização dos espaços e inserida meio à uma sociedade que preza por espaços residenciais mais humanos, tecnológicos, convidativos, escolhas de design mais ousado e expressivo e que possibilitem a proximidade da relação afetiva entre o morar com qualidade e o próprio espaço construído.

Além disso, a natureza como sendo um ponto de refúgio frente à crescente urbanização é outro aspecto preponderante dessa casa. A área externa da residência foi idealizada como sendo um espaço de descompressão e que incite tanto a sociabilidade quanto um local de recolhimento para os moradores. Isso porque tal espaço permite maior conexão entre a pessoa com o ambiente natural ao passo que eleva a sensação de pertencimento em quem ali reside.

Uma casa “viva”, com um vasto sistema de automação e de volumes que hora retraem-se, hora avançam e o contraste dos espaços abertos e fechados configuram-se em uma construção que reflete a personalidade e características particulares dos moradores, sendo a maior premissa permitir que a pessoa possa conectar-se consigo mesmo. Isso por meio de cômodos que excedam suas próprias existências como espaços físicos e funcionem como locais de retiro pessoal e relaxamento.

Algumas das alternativas que optamos para o projeto foi a inserção de um modelo de refrigerador que ficasse escondido na marcenaria da área gourmet, de modo que o visual do ambiente expressasse maior fluidez e uniformidade. Outro ponto, ainda desse local, foi o uso de uma cafeteira que possui seu acionamento por um sistema digital, diretamente de um tablet. Tudo isso para corroborar a praticidade no dia a dia que a casa do futuro exige. Além disso, foi instalado um elevador que dá acesso ao living e à garagem, a fim de felicitar a locomoção dentro da residência.

Essa casa carrega em si a flexibilidade e efemeridade que o novo morar exige: maior atenção nas ambientações com móveis soltos, permitindo maior fluidez para os moradores, caso queiram mudar o layout dos espaços ou até mesmo trocar peças de movelaria e decoração a qualquer momento, conforme a necessidade e vontade dos moradores.

A utilização da  @gayaled como fornecedora de iluminação para a residência proposta foi devido à inovação, tecnologia e sustentabilidade que a empresa imprime em seus produtos, os quais utilizamos perfis e fitas de led, spots e embutidos de solo, todos conectados e instalados com automação.

Para a refrigeração foi escolhida a  @lgdobrasil, que possui modelos de ares condicionados compactos, com design elegante e soluções ideais para as necessidades climáticas dos ambientes projetados. Os modelos selecionados para a Casa do Produtor de Conteúdo são o Art Cool Gallery, o Cassete de 1 via e o Hi Wall Art Cool, por serem produtos silenciosos, econômicos, seguros, além de muito sofisticados.

A Eucatex  @mdf_eucatex e a Eucafloor @eucatex_oficial, respectivamente fornecedoras de mdf e  pisos e rodapés, são reconhecidas por respeitarem o meio ambiente e valorizam construções com menos impacto possível quanto a geração de resíduos, economia de água e soluções a seco. Além do mais, possuem o Certificado FSC e a Certificação ISO 14001. Os mdfs utilizados no projeto são o MDF Eucatex BP Matt Plus Grani, MDF Eucatex BP Raízes Carbono, MDF Eucatex BP Raízes Lâmina Dourada, MDF Eucatex BP Grafis Verde Amalfi e MDF Eucatex BP Matt Plus Botticino. Quanto ao piso, foi escolhido o laminado Kalahari, da linha Evidence.

A fachada, que é reflexo dos traços contemporâneos e de volumetrias suntuosas, bem como a área de lazer externa, foram iluminadas com perfis de led com fitas de led da linha Smart @gayaled e embutidos de solo da linha Jardim, fornecidas pela Gaya.

A suíte master foi idealizada como um ambiente despojado, de modo que integrasse visualmente todo o espaço. Para isso, foram utilizados perfis de led com fitas de led da linha Smart e spots no teto e parede, e fitas de led neon também da linha Smart nos armários e no espaço sob a banheira de imersão, fornecidas pela Gaya. A refrigeração artificial do espaço deu-se com a utilização do aparelho de ar condicionado espelhado Hi Wall Art Cool, da marca @lgdobrasil,, que possibilitou uma maior sensação de atualidade e tecnologia. Já no piso, foi utilizado o laminado Kalahari, da linha Evidence, da marca Eucafloor, que foi um ponto de extrema importância para proporcionar o conforto visual e espacial que um dormitório exige. A marcenaria da suíte foi feita com os mdfs BP Raízes Carbono (penteadeira) e BP Matt Plus Grani (armários), da marca Eucatex.

No living, para garantir maior fluidez no ambiente, foi utilizada como iluminação principal da Gaya perfis de led com fitas de led da linha Smart, tanto no teto, paredes, adega e com a tela tensionada, que está localizada atrás da escada. A refrigeração artificial escolhida foi o cassete de 1 via, da marca LG, para um ambiente mais amplo e confortável. Outros pontos de destaque foram na adega, no painel da tv e na mesa de jantar, que foram feitos no MDF Eucatex BP Raízes Carbono, da marca Eucatex.

A área gourmet foi iluminada, tanto no teto e parede, com perfis de led com fitas de led da linha Smart. Já no nicho da marcenaria da cozinha, abaixo da ilha, e escadaria que vai para o living, foram utilizadas fitas de led neon também da linha Smart. O ar condicionado cassete de 1 via, da marca LG, foi também utilizado para refrigerar esse ambiente. Por fim, a marcenaria desse ambiente recebeu grande destaque pela utilização do MDF Eucatex BP Grafis Verde Amalfi, da marca @mdf_eucatex.

No estúdio foram utilizados perfis de led com fitas de led da linha Smart, da Gaya Iluminação, tanto nas estantes, espaço de leitura ao lado da janela e paredes, além de fitas de led neon também da linha Smart nos pendentes acima da mesa de edição. Os dois modelos de ar condicionado utilizado nesse ambiente, ambos da LG, foi o cassete de 1 via para os espaços de pés direito mais altos e dentro do espaço de gravação, a escolha foi o Art Cool Gallery, que possibilitou uma composição visual muito agradável junto a outro quadro. Já na marcenaria, feita toda com Eucatex, foram escolhidos o MDF Eucatex BP Raízes Carbono para as estantes e armário atrás da mesa de edição; o tampo da mesa de edição foi feito no MDF Eucatex BP Matt Plus Botticino; e o MDF Eucatex BP Raízes Lâmina Dourada foi utilizado no espaço de leitura junto à janela.

VIVENCIE ESTA EXPERIÊNCIA