“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” (John Beckley)
Você sabe para que serve um plano de negócios?
O plano de negócios é uma ferramenta utilizada, por empreendedores, com a finalidade de reduzir riscos de novos planejamentos. É, geralmente, utilizado em situações em que o empresário decide iniciar um novo negócio ou expandir um existente. Com ele é possível organizar e alinhar as ideias ao iniciar um novo projeto, orientar a expansão de empresas em atividade, facilitar a comunicação interna e a imagem pública da empresa.
Estruturar um Plano de Negócios é extremamente importante para conseguir visualizar qual a situação atual do seu projeto / empresa. Sabemos que para muitos pode parecer algo difícil, complexo e, sem dúvida, desafiador – por isso a START BY WGSN montou um passo a passo com tópicos essenciais para te ajudar nesse momento. O BP (business plan) pode ser um verdadeiro divisor de águas para as pequenas empresas, orientando todas as fases de lançamento e, claro, a gestão do negócio. Será o seu roteiro sobre como estruturar, gerenciar e expandir o negócio.
Ele também poderá ser uma excelente ajuda para conseguir financiamentos e atrair sócios e / ou investidores comerciais.
Vamos lá! O Plano de Negócios deve incluir:
Resumo executivo: deve conter sua declaração de missão, qual produto ou serviço você vai vender e fornecer e todas as informações necessárias sobre sua equipe, colaboradores e localização. Também deve incluir planos de crescimento (se conseguir incluir a curto, médio e longo prazo, melhor ainda!) e informações financeiras.
Descrição da empresa: nesta parte, você deve fornecer informações detalhadas sobre os problemas que irá resolver. Quais são as dores dos seus clientes? Liste os consumidores ou empresas que sua empresa planeja atender. Explique também suas vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
Análise de mercado: obtenha uma boa visão geral da indústria e do mercado-alvo. Esta parte deve conter pesquisas de mercado e também os pontos fortes da sua empresa. Importante tentar pensar: tendo em vista o contexto do mercado, que lugar sua empresa irá ocupar?
Gestão organizacional: é assim que você vai estruturar a empresa e a estrutura jurídica do seu negócio. Um organograma ajudará a fornecer uma compreensão mais profunda de sua equipe em termos de função, cargos e hierarquia.
Linha de produtos e serviços: isso deve ser fácil se você estiver na indústria da moda. Escreva qual serviço / produto você oferece e para qual segmento e subsegmento, se for o caso. Explique um pouco os benefícios que seus clientes terão e forneça informações o mais detalhadas possíveis sobre seus SKUs.
Marketing: esta seção deve conter seu plano de marketing. Sua estratégia deve incluir como atrair e reter clientes, como a venda ocorrerá e até mesmo projeções financeiras para gastos com marketing. Boa parte das empresas define de 3 a 5% do faturamento como sua verba para esta área – mas não é uma regra (sobretudo para novos negócios). Uma empresa que acaba de ser lançada no mercado possivelmente estará bastante focada em posicionamento e divulgação da marca; a fim de atrair os primeiros clientes. Com o tempo, uma parte considerável da verba deverá ser destinada à fidelização, para proteger sua fatia de mercado conquistada.
Pedido de financiamento: esta parte você só deve escrever se estiver solicitando um financiamento. Nesse caso, você deve especificar os fundos exatos de que a empresa precisará e como usará essa verba.
Projeções financeiras: devem justificar por que seu negócio é (ou será) estável e como será o sucesso financeiro. Se você tem renda, deve incluir balanços e fluxos de caixa (dos últimos três a cinco anos). Se você está começando seu negócio, forneça uma projeção financeira prospectiva para os próximos cinco anos – receita esperada, fluxo de caixa e orçamentos de despesas de capital são algumas das informações essenciais a serem incluídas.
Além de saber o passo a passo para montar um bom plano de negócios, é preciso saber que existem diferentes tipos de planos.
Tipos de planos de negócios:
Mini planos: são planos sucintos, que resumem as pretensões do projeto. O preferido pelos empreendedores por ser simples, porém, não é recomendado para negócios maiores, que necessitam de mais detalhes e informações.
Plano inicial: chamado também de plano startup, tem como base as ideias do projeto, englobando os pontos relacionados ao tipo da empresa, os produtos vendidos, serviços prestados e gestão dos times. Esse tipo de plano também envolve os resultados e suas análises.
Plano de expansão ou crescimento: é um plano voltado para o interno e/ou externo à empresa. Quando pensado para o setor interno, o foco é utilizar dos funcionários que já são participantes do time para desenvolver novas ideias. Quando voltado ao desenvolvimento externo, por sua vez, o foco se torna em criação de novas parcerias, sejam investidores ou fazendo novos investimentos.
Proposta de reestruturação: é um plano em que o objetivo é reformular processos da empresa de forma a reestruturar as atividades, criando novos objetivos, metas ou alterando planos que já são existentes.
Plano estratégico: é voltado para o interno da empresa, focando mais em decisões de alto nível e definindo melhor as prioridades do time.
Plano operacional: é um plano também interno com o objetivo de implementar metas, responsabilidades e datas para toda a equipe durante 1 ano. Esse é um plano que parece simples, porém de muita importância, já que ele ajuda a identificar falhas e riscos das ideias.
Bom, agora que você já leu estas dicas, fica mais fácil saber por onde começar a organizar o seu negócio.
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