COMO ESCOLHER A PALETA DE CORES - conteudo_
 

Mag C_

COMO ESCOLHER A PALETA DE CORES

Por Conteúdo_ – 04/01/2021

Na hora que um designer de interiores ou um arquiteto projeta um ambiente, ele leva em conta diversos fatores como a ventilação, iluminação, ergonomia, acústica, conforto térmico, entre outros. Tudo isso vai influenciar na sensação de bem-estar do morador/usuário.

Mas, além de todos estes cuidados que já citamos, tem um outro detalhe muito importante e que vai influenciar e muito, as sensações de quem usar o ambiente. Este outro detalhe, é a escolha da paleta de cores, porém não estamos apenas falando da parte estética. Já foi comprovado que as cores exercem um grande poder em nossas vidas, e assim elas podem trazer diferentes sensações e significados simbólicos e psicológicos.

O alemão Johann Wolfgang Von Goethe, reconhecido escritor e poeta dos séculos XVIII e XIX, foi também cientista. Trabalhou em vários domínios, como o da Botânica (A Metamorfose das Plantas), da Zoologia (com a descoberta do osso intermaxilar) e da Teoria das Cores.

A Teoria das Cores (1810) aponta que a identificação dos tons é subjetivo, mas os efeitos são universais. Goethe concebeu a ideia de que as sensações de cores que surgem em nossa mente são também moldadas pela nossa percepção – pelos mecanismos da visão e pela maneira como nosso cérebro processa tais informações.

Como exemplo, as cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) são mais dinâmicas e causam sensações de conforto e estímulo nas pessoas, já as cores frias (verde, roxo e azul) possuem um efeito mais suave, calmante e estático.

Sendo assim, criar uma paleta de cores é uma possibilidade de gerar diferentes sensações na percepção do espaço.

Portanto na horas de criar a paleta, você deve levar em conta a psicologia das cores e também pode se inspirar na natureza, na moda, na arte, na gastronomia, ou em qualquer outra coisa. Para facilitar a sua vida, existem site/aplicativos que ajudam na hora da criação da paleta de cores.

Experimente: