A pandemia de covid-19 fez as pessoas passarem mais tempo dentro de casa e longe do contato com a natureza. A solução encontrada foi incluir flores e plantas na rotina do isolamento social.
Este hobby, que se intensificou com a pandemia, é algo acessível e traz grandes benefícios.
A plantas, auxiliam na decoração e criam uma identidade e muito bem-estar para os ambientes.
Em tempos de pandemia, quando muitos estão passando horas ou dias sem sair de casa (por trabalho, estudos, confinamento), vale a pena investir nesse “jardim interior”. Cuidar das plantas nos traz um momento terapêutico de paz.
Elas também funcionam como filtro para o ar que a gente respira. Muitos seres vivos liberam gás carbônico com a respiração. Nós, seres humanos, os cachorros, os gatos. Trazendo as plantas para sua casa você consegue filtrar o ar durante o dia e, à noite, a quantidade de gás carbônico por elas liberadas é muito pequena. Ou seja, pode ter planta em qualquer lugar da casa que você terá, inclusive, uma sensação maior de bem-estar.
Além dos benefícios estéticos e de limpeza do ar, como já foi falado, cultivar plantas em casa também ajuda na questão do cuidado com a saúde mental. É uma questão de prestar mais atenção no seu entorno e até de se obrigar a fazer mais pausas durante o dia para saber se aquela plantinha está indo bem.