AMPARO - SP - conteudo_
 

Mag C_

AMPARO – SP

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre Amparo – SP, região de muitas fazendas, onde está localizado o QUARTO DE HÓSPEDES DA FAZENDA de Lais Galvez (@laisgalvez.arquitetura) para o @designshowc_.

Capital Histórica do Circuito das Águas.

Amparo é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Passear pelas ruas da pequena e charmosa Amparo é como fazer uma viagem ao período do Ciclo do Café. O colorido casario colonial do século 19 abriga museus, espaços culturais e escolas, além de emoldurado por belas igrejas neoclássicas. Nas montanhas que contornam a cidade, bons hotéis e pousadas convidam ao descanso, enquanto as fazendas centenárias abertas à visitação garantem a boa mesa.

A cidade também é terra da cachaça e do café. A história de Amparo com a cachaça começou por causa do café. Até 1929, quando a Bolsa de Nova York quebrou, os Estados Unidos eram o destino da maior parte da produção de café brasileiro. Com a quebra da bolsa, as exportações diminuíram drasticamente. Para tentar equilibrar a economia e se baseando na lei da oferta e procura, Getúlio Vargas mandou que os produtores de café do país todo queimassem seus plantios, limitando, dessa forma, a oferta do grão.

Nessa época, Amparo tinha fazendas de café, que produziam, além do grão, outros produtos do campo, como leite e derivados da cana-de-açúcar. Uma dessas fazendas era a dos Benedetti, família italiana que havia chegado ao Brasil no final do século 19 para trabalhar na lavoura. A Crise de 1929, no entanto, faria com que Antônio Benedetti, o patriarca da família, aumentasse o plantio da cana-de-açúcar em sua propriedade, assim como outros fazendeiros da cidade. Mas a cachaça entraria nessa história por acaso: sem ter dinheiro para quitar uma dívida, um de seus clientes deu como pagamento um engenho, que deu origem à produção de açúcar e, claro, à cachaça dos Benedetti!

Outro grande atrativo da cidade é o  Parque Linear “Águas do Camanducaia”. Um parque público localizado às margens do rio Camanducaia que possui 3.100 metros de extensão, com jardins, ciclovia, pista de skate e bike, quadra de areia, fonte luminosa com água tratada (pode-se utilizar para banho), equipamentos de ginástica, parque infantil, quatro passagens para pedestres sobre o rio Camanducaia e pequenos quiosques de comércio.

Que delícia cidade né?

Para ver todos os 22 projetos do DESIGN SHOW C_, clique aqui!