AMBIENTES INTEGRADOS
Por Conteúdo_ – 19/08/2021
Os ambientes integrados talvez sejam a maior tendência de decoração da última década. Eles são fortes aliados para ambientes diversos – especialmente aqueles que possuem metragens reduzidas.
A valorização dos ambientes integrados começou com os lofts, na década de 70 e com a famosa “cozinha americana. Os lofts eram espaços com utilização industrial e posteriormente transformados em residências, com os ambientes completamente integrados.
VANTAGENS DA INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES
- Aumento do espaço;
- Maior área de circulação para moradores e visitantes;
- Ambientes mais arejados;
- Otimização dos espaços.
A integração de ambientes hoje é muito mais do que derrubar paredes entre cômodos, é uma ação que exige planejamento e harmonia. É possível ter resultados surpreendentes em poucos metros quadrados mas também nas casas maiores.
COMO FAZER
Delimite os espaços
É importante que o espaço de cada ambiente seja delimitado dentro dos cômodos integrados, pois isso garante a funcionalidade. E como fazer esta delimitação? O truque é criar limites sutis usando móveis, tapetes, divisórias vazadas ou objetos decorativos. Mas lembre-se de não comprometer a circulação dos seus ambientes com estas divisórias. Um ótimo exemplo são as ilhas ou penínsulas separando a área da cozinha da área da sala.
Use o mesmo piso para integrar os ambientes
Utilizar o mesmo piso faz com que o seu ambiente integrado pareça maior e mais harmônico.
Paleta de cores
Usar uma mesma paleta de cores é muito importante para que os ambientes integrados fiquem bonitos e com a sensação de amplitude ainda maior.
Crie consistência em sua decoração
É muito importante harmonizar e unificar o design e a decoração de ambientes integrados. Para isso, tenhas um elemento que que faça a “ligação entre os ambientes integrados.
Aposte na iluminação
A iluminação também pode ser uma grande aliada na hora de separar cada ambiente. Isso porque você ajuda a criar uma estrutura de foco capaz de se adequar corretamente a cada um dos ambientes. Para combinar lustres em ambientes integrados a dica é optar por formas, cores, materiais e estilos iguais, ou semelhantes, deixando os espaços harmônicos.
Além das combinações mais usuais, como cozinhas com área de serviço, há diversas possibilidades para a criação de um novo e amplo cômodo a partir da união entre diferentes áreas da casa.
Sala com cozinha
Sala e cozinha são dois cômodos que formam uma das melhores combinações de ambientes integrados. Uma das maneiras de ser feita é demolindo a parede que os segrega, criando uma grande área única. O uso de uma ilha entre os dois ambientes, que servirá de base para o cooktop e também como bancada é uma ótima opção, principalmente para quem gosta de receber os amigos enquanto prepara o jantar.
Outra dica é ter cuidado com a organização da cozinha, e para isso invista em peças funcionais como prateleiras, e invista em utensílios de cozinha bonitos e que tenham um estilo parecidos com a decoração da sala.
Sala com a varanda
Integrar a sala com a área externa é uma boa pedida para quem gosta do contato com a natureza. Ao optar por grandes portas e janelas na parede que separa a sala do jardim, por exemplo, temos a possibilidade de uma abertura completa ou parcial, dependendo do uso e da ocasião, o que dá uma maior flexibilidade ao ambiente. Por terem necessidades distintas, o uso de portas de vidro por essa extensão é uma boa dica, uma vez que integra os ambientes visualmente mas os isola nas intempéries.
Outra dica é investir em móveis, objetos decorativos ou plantas que tenham características em comum, para que esta integração fique bonita mesmo com as diferenças entre os ambientes.
Sala de estar com sala de TV e/ou jantar
Como são ambientes próximos e com características e funcionalidades parecidas, esta integração é super simples e fácil de fazer. Basta usar móveis e objetos de decoração que tenham harmonia entre si.
Sala com escritório
Sala e o escritório integrados necessitam de um cuidado muito grande, uma vez que um ambiente de escritório requer mais privacidade e isolamento. Uma boa dica é utilizar uma porta retrátil feita em marcenaria, que pode ser fechada e funciona como um bonito painel para a sala e, quando aberta, torna o ambiente único.
Quarto com escritório
O escritório conjugado ao quarto é uma boa opção para o conhecido home office. Nesse caso, o uso da marcenaria é uma ótima dica para a criação de painéis e estantes que farão um fechamento parcial entre os dois ambientes, criando maior privacidade para o escritório, mas sem deixá-lo segregado do quarto.
Quarto com closet
Para quartos muito pequenos, onde o espaço para os armários não uma realidade, a dica é fazer um closet integrado, feitos com marcenaria planejada, aramados, armários modulares ou cabideiros. Um detalhe importante para a decoração ficar harmônica, é investir em cabides iguais, caixar organizadoras e muita organização.
Além de guardar roupas e objetos pessoais, o closet também pode ter uma espaço de home office embutido, otimizando ainda mais o espaço.
Quarto com banheiro
Uma opção para conjugar o quarto com o banheiro é utilizar uma parte da parede em vidro. Através da transparência, os ambientes são visualmente integrados, mas o quarto fica isolado da área molhada. É interessante que essa integração seja parcial para também permitir a privacidade.
Para ver mais sobre Design e Decoração, clique aqui!