A FILOSOFIA VATSU EM CASA - conteudo_
 

Mag C_

A FILOSOFIA VATSU EM CASA

Por Conteúdo_ – 14/12/2021

Você já ouviu falar na filosofia indiana ‘VATSU’ ?

A construção e a decoração são os grandes responsáveis pelo conforto e bem-estar que sentimos em um ambiente. Para isso, os profissionais utilizam diversas técnicas.

Uma delas é o Vastu Shastra, ou arquitetura védica, muito utilizada na Índia. Ao aplicar seus princípios, é possível ter mais qualidade de vida tanto em projetos residenciais quanto corporativos.

Também chamada de Ciência do Bem-Viver, é uma técnica originada na filosofia hindu e utilizada há mais de 5 mil anos. Em sânscrito, vastu significa “residir” e shastra pode ser traduzido como “ensinamentos”. Assim, o Vastu Shastra é a ciência milenar da arquitetura indiana, que fornece diretrizes para a construção, design e estética de espaços com a intenção de melhorar o equilíbrio e o bem-estar de todos.

 

 

 

Como decorar o quarto de acordo com a filosofia Vastu da Índia

 

Vastu é uma palavra que vem do sânscrito e significa morada, mas por trás dela carrega um significado muito maior. É um estilo de vida, uma filosofia que visa criar um equilíbrio entre os cinco elementos da natureza: terra, ar, água, fogo e éter. Seguindo alguns truques básicos do Vastu , você podefazer do quarto um lugar onde se sentirá calmo e poderá desfrutar de um sono reparador. Você quer saber as chaves?

AMBIENTES

Seguindo o conselho dos especialistas, o canto mais a sudoeste da nossa casa é o melhor local para colocar o cômodo principal. No entanto, tanto os quartos de hóspedes quanto os das crianças ficam de frente para o noroeste.

Outro aspecto muito importante é o número de janelas : quanto mais, melhor; e ainda melhor se estiverem localizados a leste. É mais conveniente que as paredes fiquem a norte e as portas fiquem sempre abertas, de preferência num ângulo de 90 graus.

MOBILIÁRIO

A direção em que uma pessoa dorme é crucial para uma boa qualidade de sono; a cabeceira da cama deve estar localizada entre o leste e o sul, de modo que as pernas apontem para o norte ou oeste. Para a cama, é melhor que ela esteja localizada no centro do quarto e, assim, o espaço ao seu redor flua. E claro, sem dúvida, evite colocá-lo em um canto ou logo abaixo de uma viga. Se tivermos espelho, devemos ter cuidado para que a cama nunca seja refletida, por isso é melhor que fique ao lado da mesinha de cabeceira.

 

O mais adequado é não termos televisão para não nos interromper ou incomodar na hora de dormir. Caso seja muito importante colocá-lo de forma que fique na parte sudeste.

PALETA DE CORES

Para a nossa sala, a melhor escolha é branco, creme, azul celeste, verde, roxo ou rosa para uma cromoterapia correta. Os marrons, quando apropriados, nos levam para um lado mais natural e nos ajudam a manter os pés no chão. 

 

No caso dos quartos dos mais pequenos, o melhor é optar por tons mais amarelos ou verdes para dar um toque de luz e alegria, embora … Tenha cuidado! O uso excessivo de cores pode ser uma distração. As cores a evitar são, sem dúvida, o castanho escuro e o vermelho.

DECORAÇÃO

Quanto menos recarregado estiver o ambiente, melhor nos sentiremos. Tente ter móveis embutidos para manter o quarto limpo e sem decoração excessiva. O mesmo acontece com pinturas e fotografias, pois podem influenciar o nosso estado de espírito: escolha tudo o que te faz feliz e coloque-o assim que entrar na sala.

Quem não gosta de flores frescas? Eles também dão cheiro e refrescar o quarto. E se conseguir torná-lo bem iluminado tanto com luz natural como artificial, pode dizer com orgulho que o seu quarto está em conformidade com a filosofia Vastu .

Para ver mais matérias sobre Decoração e Design, clique aqui!

Via AD Índia