A FÁBRICA DE MÓVEIS MAIS SUSTENTÁVEL DO MUNDO
Por Conteúdo_ – 23/07/2020
Você já imaginou encontrar uma arquitetura industrial em uma floresta? E sobretudo, se fosse a fábrica de móveis mais sustentável do mundo?
É exatamente na floresta que a nova fábrica do fabricante de móveis urbanos Vestre estará localizada, quando terminar em alguns anos.
Não se preocupe, pois a instalação de fábrica estará totalmente de acordo com as normas do ambiente natural. Como explicam seus arquitetos do Bjarke Ingels Group (BIG), esta deve ser a “fábrica de móveis mais sustentável do mundo”.
Intitulado The Plus, o edifício é concebido como uma vila, guiada por princípios como arquitetura sustentável e produção de alta eficiência. A comunidade Vestre irá operar no local, criando seu produto usando métodos de fabricação neutros em carbono. Enquanto isso, o projeto dobrará como um parque público de 300 acres para caminhadas e camping.
“Vestre será o fabricante de móveis mais sustentável do mundo”, diz o CEO da empresa, Jan Christian Vestre.
“Construir o Plus será um passo importante para alcançar esse objetivo. Usando tecnologia de ponta e colaboração escandinava, podemos produzir mais rápido e mais verde do que nunca. Dessa forma, garantiremos a competitividade global por meio de nossa liderança em produção ambientalmente consciente. “
Segundo a empresa, os materiais foram cuidadosamente escolhidos para se ajustarem ao conceito e incluem madeira local, concreto de baixo carbono e aço de reforço reciclado. A automação atenderá a natureza, pois os telhados verdes acessíveis (onde funcionários e público são convidados a passear e caminhar) se misturam com robôs inteligentes e tecnologias digitais.
O layout do edifício foi projetado para facilitar o fluxo de trabalho. Existem quatro prédios – o armazém, a fábrica de cores, a fábrica de madeira e a montagem – todas elas conectadas em um hub central. Nele estão o escritório de logística e um centro de exposições.
A beleza da fábrica é a clareza de sua organização. Concebido como o cruzamento de uma estrada e uma linha de produção, forma uma grande vantagem, conectando tudo a tudo. A transparência radical convida visitantes e caminhantes a aproveitar todo o processo de fabricação, proporcionando aos trabalhadores a emoção de trabalhar no meio da floresta.
Assim sendo, o Plus deve se tornar o primeiro edifício industrial em toda a região nórdica a alcançar o BREAM Outstanding, que é a mais alta certificação ambiental do gênero.
Como é bom ver projetos como estes né?
Que seja o primeiro de muitos espalhados pelo mundo.
Para ler outras matérias da Mag C_, clique aqui!
Texto e fotos: Via Bjarke Ingels Group e Wallpaper