COCOONING
Por Conteúdo_ – 20/05/2020
Os eventos sócio, econômicos e culturais influenciam o comportamento do mundo todo, e os cool hunters, são as pessoas que observam os novos sinais e depois de interpretá-los, identificam as novas tendências de cosumo e lifestyle.
Em 1981, Faith Popcorn ( conhecida na década de 90 como o “Nostradamus do Marketing”) cunhou o termo ‘cocooning’ para evidenciar a intensificação do comportamento “caseiro” do norte-americano. Mas na década de 90 ela viu que, mais do que uma moda, essa seria uma tendência marcante para os anos seguintes, pois trata-se da construção de uma “concha de segurança” para nos protegermos em casa da crueldade e da imprevisibilidade do mundo, um casulo (cocoon) que protege contra os assédios da vida cotidiana. Esta tendência prevista na década passada, se confirmou ao longo dos anos, e agora no ano 2020, em tempos de Pandemia, ela não poderia ser mais verdadeira.
Na decoração, isso tem um peso muito grande, pois ela nos ajuda a ter um casulo confortável e acolhedor. Um exemplo muito usado nas apresentações sobre o Cocooning, está a de um Banco de Paris que deixou o lado sisudo e frio de lado e adotou cores alegres, sofás, abajures e mesinhas para “esquentar” a instituição financeira. A decoração de vários lugares comerciais também vem mudando e começam a lembrar o ambiente caseiro para as pessoas se sentirem mais à vontade.
No Brasil, o boom imobiliário dos condomínios clubes dotados de áreas de lazer a até comerciais, por sua vez, a anos representam uma extensão do Cocooning, concentrando em apenas um espaço tudo aquilo que uma pessoa teoricamente necessita para viver: proteção, conforto, um pouco de convívio social e lazer.
Agora veja algumas dicas para deixar a sua decoração perfeita para o seu casulo.
CORES
As cores são elementos muito importantes na decoração. Para trazer paz e aconchego, aconselhamos escolher cores suaves, como diferentes tons de rosa, cinza ou verde acinzentado. Além disso, use materiais naturais e faça um mix de texturas.
ILUMINAÇÃO
Escolha fontes de luzes difusas, suaves e bem posicionadas para aumentar o conforto e o aconchego da sua decoração. O uso de velas, de preferência aromatizadas, também é uma dica.
OBJETOS DE DECORAÇÂO
Almofadas, tapetes e mantas ajudam a deixar o ambiente mais acolhedor. Além disso, objetos e móveis de madeira completam este acolhimento.