DICAS DE ILUMINAÇÃO COM LED DA GAYA,BY ANDREA LENZ
Por Conteúdo_ – 19/05/2020
Vamos falar de iluminação?
Muitos fatores auxiliam um projeto de arquitetura e design de interiores a chegar em um resultado perfeito. Primeiramente o projeto, a escolha dos materiais e acabamentos e também uma iluminação bem projetada, que valorize o projeto e traga conforto e aconchego para o ambiente.
Um projeto luminotécnico deve ser feito de acordo com cada projeto, respeitando as particularidades de cada ambiente.
Hoje convidamos Andrea Lenz – Designer de Interiores e Pesquisadora de |Tendências (@casacommoda) para nos dar algumas dicas.
“Existem três tipos de efeitos de iluminação: direta, indireta ou difusa, e hoje o mercado conta com inúmeros tipos de luminárias e lâmpadas que garantem qualquer tipo de efeito desejado podendo assim ressaltar mobiliários, demarcar locais de circulação, enaltecer parte da decoração, clarear áreas de trabalho, entre outros.
Lembramos que hoje em dia o tipo mais indicado e usado de iluminação é o LED, devido aos seus benefícios:
-vida útil longa
-não possui elementos tóxicos na composição e é 100% reciclável
-aproveitamento de energia 80% maior em comparação à iluminação incandescente
-design flexível, podendo ser produzido em diferentes formatos
Agora confiram as dicas de iluminação por ambiente, e também a minha dica de onde encontrar todos os modelos de Led para um bom projeto luminotécnico. A GAYA (@gayaled) é uma importadora de iluminação em Led com diversas soluções para o design de interiores e arquitetura. tenho certeza que você vai amar, completa Andrea”.
SALA
“Sendo um ambiente de ampla convivência e permanência, a sala necessita de uma iluminação que pode ser composta com os diferentes tipos de iluminação, sendo eles:
-iluminação geral e eficaz que pode ser composta por plafons, pendentes ou até mesmo trilhos com spots, sempre com luz amarela (que pode ser dimerizavel) para o ambiente ficar elegante e aconchegante.
– lâmpadas mais pontuais com um faixo de luz menor para que as peças da decoração sejam valorizadas atribuindo elegância ao ambiente
-luminárias de piso ou mesa auxiliando a luminosidade e trazendo charme e aconchego para o ambiente”
COZINHA E ÁREA DE SERVIÇO
“Neste ambiente a iluminação precisa obrigatoriamente ser eficiente e bem clara. O mais indicado para cozinha é a iluminação geral composta por luzes brancas, pois a luz fria traz mais contraste para o ambiente e mostra melhor a cor dos ingredientes. Aliado a isso é válido acrescentar fitas de led na marcenaria acima da bancada de trabalho que auxiliará no preparo dos alimentos. Se tiver área de refeição, use a luz quente pois ela é mais aconchegante.”
QUARTO
“Este é o ambiente que deve ter uma atmosfera aconchegante e relaxante. O ideal é apostar em focos de luzes mais suaves juntamente com uma iluminação geral. Também é indicado colocar pontos ao lado da cama ( abajur, pendente ou luminária). Fitas de led na cabeceira também contribuem com uma atmosfera agradável. Na área dos armários de roupas pode-se usar uma iluminação mais direcional e pontual que pode ser feita através de trilhos com spots articulados e também rasgos no forro que recebem fitas de led, No quanto a iluminação dimerizável é muito recomendada.”
BANHEIRO
“Pense primeiro na iluminação geral, que é aquela que irá preencher a luz do espaço por inteiro. Depois planeje os focos específicos para a execução de tarefas, como as áreas da bancada e do box.O rasgo no gesso aliado a uma boa iluminação no banheiro, serve para dar destaque a alguma parte no ambiente com efeito limpo e moderno. A bancada deve servir due apoio para rotinas diárias como fazer a maquiagem ou a barba, e nela podemos usar pendentes, arandelas e espelhos iluminados.”
Rosana Monteiro
4 anos atrás
Estava precisando de dicas de iluminação para cozinha. Foi bom ter lido esse artigo. Útil e rápido. Obrigada e parabéns!
Suporte Micromacro
4 anos atrás
Obrigada! Que bom que foi útil para você.