No post de hoje aqui na coluna TENDÊNCIAS no site da Conteúdo_, vamos falar sobre uma da tendência que em 2018 apareceu muito em feiras e mostras de design e decoração, e que promete continuar muito forte nas próximas temporadas.
Já ouviu falar no Brutalismo? O brutalismo foi uma tendência arquitetônica internacional muito marcante no período da 2* Guerra Mundial, e que perdurou até meados da década de 70. Suas principais características são o uso do concreto armado em construções de grande porte, angulosas e despojadas, deixando aparente o esqueleto de concreto sem qualquer tipo de acabamento. Dessa forma, ressaltam-se os desenhos impressos pela madeira utilizada na armação, com pilares e vigas à mostra.
A expressão “brutalismo” deriva do termo “béton brut”, que pode ser traduzido por “concreto bruto”. Le Corbusier, um dos mestres da arquitetura modernista, batizou a expressão e deu forma a ela em obras como a Unidade de Habitação, em Marselha, em meados do século 20. O cenário mundial da época é o pós- Segunda Guerra, e o uso de materiais econômicos e arquitetura funcional contribuíram para a reconstrução de cidades europeias.
Aurélia Peres
6 anos atrás
adorei parabéns, vou fazer uso em projetos, grata