E você é um empreendedor?
Acho que podemos começar por classificar o que é ser um empreendedor.
Dizem que para ser uma pessoa empreendedora você deve ser inovador, corajoso, ter a visão de negócio e saber identificar as oportunidades e transformá-las em algo lucrativo. O empreendedor é aquele que sabe como seus produtos ou serviços serão colocados no mercado e vai ter o maior lucro com isso.
Empreendedor é aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa.
Mas será que você nasce empreendedor? Acredito que algumas pessoas sim, mas na grande maioria o empreendedor se forma através da coragem de correr risco, ter iniciativa, buscar loucamente por um objetivo, enxergar o que ninguém enxerga do seu negócio, não desistir, ser extremamente otimista e aprender com seus próprios erros e com as dificuldades e altos e baixos que surgem no dia a dia.
Vamos falar então dos tipos de empreendedores que existem hoje:
1 – Empreendedor individual
Empreendedor individual é aquele que atua no mercado com uma atividade empresarial própria. É a pessoa física, é o titular da empresa, onde o patrimônio da pessoa física e do empreendedor individual são os mesmos. É o responsável de forma ilimitada pelas dívidas do empreendimento.
2 – Empreendedor digital
Empreendedor digital é aquele que oferece seu produto ou serviço através da internet, com o objetivo de obter lucro. O e-commerce – todo comércio realizado online permite diferentes maneiras de negócios para o empreendedor.
3 – Empreendedor social
Empreendedor social é aquele indivíduo que busca soluções inovadoras para os problemas que surgem numa sociedade. O empreendedor social atua como agente de mudanças, buscando novas ideias, criando soluções capazes de mudar a sociedade para melhor.
4 – Empreendedor e empresário
Empreendedor e empresário são palavras associadas, porém, na prática, ser empresário é tomar a seu cargo um empreendimento, é gerenciar recursos e buscar como resultado o lucro e o crescimento sustentável da empresa.
Já o empreendedor é inovador, arrojado, é ter um olhar próprio de ver os negócios, é querer transformar seu sonho em realidade. Para ser empreendedor não precisa abrir uma empresa, ele pode ser empreendedor em qualquer campo que atue. Basta ser inovador, contribuir com ideias arrojadas, com o objetivo de criar algo que revolucione sua área de trabalho.
Vejo vocês e breve.
Um beijo da Cris!