8 dicas matadoras para uma Sala de Reunião que fala e apresenta você para seu cliente! - conteudo_
 

Mag C_

8 dicas matadoras para uma Sala de Reunião que fala e apresenta você para seu cliente!

8 dicas matadoras para uma Sala de Reunião que fala e apresenta você para seu cliente!

Receber seus convidados, parceiros, clientes e equipe em uma sala de reunião de personalidade e muito bem planejado faz toda a diferença!
Imagine esse ambiente sem personalidade, onde as pessoas farão a avaliação de sua empresa pelo que você está ali representado. Imagine ainda que o local não é confortável, a iluminação está inadequada as cores não existem e o mobiliário já desgastado mostrando nenhum cuidado com aquele espaço e por consequência uma associação imediata e nem um pouco agradável do que foi visto sendo comparado a sua competência e a sua empresa.
Por isso as 8 dicas a seguir são tão importantes para você.

1. Identifique seu perfil organizacional, defina seu estilo. Liste as cores, logomarca, design e comportamento da empresa diante do mercado para compor esta sala. Se é uma empresa mais jovem e moderna, cores mais fortes ou da marca, adesivos de parede, aposte em um mobiliário compartilhado e áreas de descompressão, café e estar. Já para uma empresa mais tradicional ou ainda de um perfil mais técnico, use o estilo da empresa aliado ao layout, faça a distribuição por áreas de atuação e defina bem o espaço do cliente e a sua área operacional, invista em uma sala de reunião mais funcional.

2. Entenda quantas pessoas irão frequentar a sala, desta forma é possível definir o tamanho do espaço e do mobiliário, pois uma sala muito grande pode ser desproporcional e intimidadora, já uma muito pequena é apertada e não transmite conforto físico e visual.

3. Lembre-se que em uma sala de reunião é preciso cuidar do isolamento acústico, isto quer dizer que a escolha dos materiais e suas instalações precisam ser bem pensada, caso haja parede de gesso como divisória, ela deve ir até a laje e ser preenchida com lã de rocha, isto irá amenizar o ruído externo e interno.

4. É importante que o mobiliário seja ergonômico, é simples, ele precisa ter as medidas adequadas ao seu corpo e espaço, isto proporcionará boas condições de trabalho, principalmente se esta sala for utilizada por muito tempo durante o dia. Mas não se preocupe, já existem muitas opções de móveis modernos e de design, com desenho diferenciado e projetados ergonomicamente.

5. Ao pensar na iluminação, priorize sempre a natural, além do conforto, é sustentável e presente em todos os momentos em caso de falhas técnicas. Além desta iluminação, a mesa de reunião é a protagonista deste espaço, a iluminação deverá ser projetada de maneira a não haver sombras e a não ofuscar seus usuários, as luminárias devem ser distribuídas de modo que nenhuma área fique sem luz ou com sombras. A preferência da tonalidade dessa luz deve ser branca, assim mais atenção e nitidez será o resultado. Uma iluminação pendente ou destaque também é bem-vinda. Aproveitar para distribuir troféus, quadros e objetos que contem a trajetória da empresa e iluminá-los também é muito legal.

6. Não podemos esquecer dos equipamentos desse espaço, TV, telão projetor, ponto de energia, rede e HD no centro da mesa para que um convidado possa apresentar seu produto ou proposta. É preciso ficar atento e pensar em tudo isso antes da instalação.

7. E para sua mesa de reunião, escolha o material, cores e formato adequados ao seu trabalho e a quantidade de pessoas. Salas de reunião imponentes utilizam mobiliário madeirados escuros, com detalhes em couro e cadeiras de encosto médio ou alto. Mas cuidado os acabamentos devem ter fácil limpeza e manutenção, lembre-se que é um lugar que muitas pessoas irão passar. É possível ainda pensar em plantas, lousas e aparadores para um apoio de café e água.
8. Pedir ajuda de um profissional fará toda a diferença, desta forma seu espaço será otimizado e seu layout bem distribuído, pensado em detalhes na circulação, iluminação e acabamentos o projeto sairá com as características da sua empresa.