Blog_

Empreendedorismo

As criações se misturam e se repaginam a cada dia mais no cenário do nosso Design. Quem não admira as grandes mostras de Design ou Decoração realizadas ao redor do mundo!
É como se hoje ao lado da Moda o Design ocupou o seu lugar definitivo, ditando tendências, explorando matérias e formas no cenário nacional. A nossa criação, está a pleno vapor, no desafio de tornar a vida das pessoas melhores com a concepção e elaboração de peças inusitadas, com muita técnica e criatividade.

Embora o caminho trilhado de sucesso para os designer brasileiro fazer sucesso aqui Brasil tenha sido muito difícil, primeiro tiveram que passar pelo crivo internacional, (sabe aquela tendência antiga dos tempos de colônia, rejeitamos nossas invenções e ao mesmo tempo consumimos, prestigiamos e dignificamos, em primeiro lugar, os trabalhos estrangeiros, pois é assim foi.

Lembrar de alguns ícones ao longo do tempo, como a poltrona Mole, do mestre Sergio Rodrigues (1927-2014), que também representa de maneira única o modo irreverente de viver do brasileiro, com descontração, genialidade e muita alegria.

Temos ainda, nos anos 90, do século 20, os irmãos Campana que inovaram, romperam padrões e criaram, entre muitas peças, a cadeira Vermelha e a poltrona Favela. Hoje além de importantes ícones que já são, fazem parceria com diferentes artesões nacionais para agregar ainda mais valor ao seu trabalho e posicionar o nome do Brasil como um dos principais no segmento de design e decoração.

Estúdio Bola, Fahrer Design, Fernando Jaeger, Bruno Faucz, Leo Romano, Sérgio Rodrigues, Alfio Lisi, Zanini de Zanine, Pedro Franco, Lattood Design, Fetiche Design, Jader Almeida, Luia Mantelli, Marcus Ferreira, irmãos Campana. Eu poderia ficar descrevendo por linhas e mais linhas os nomes de profissionais jovens e consagrados que vêm fazendo sucesso dentro e fora do Brasil, e quantos deles com prêmios tão importantes para o reconhecimento do Brasil como parte desse cenário mundial. Essa grande lista permite afirmar que estamos maduros para conquistar o mundo com o nosso design!!!

A arquitetura atual cuida das nossas casas e escritórios como a arte de representação do Belo, como se fosse mágico surgir a cada instante, nas mãos de diversos profissionais, espaços, móveis e objetos com o único objetivo de ter prazer em estar, ver e sentir o design que nos rodeia e perceber que sem o Design a nossa vida ficaria bem, mas com o Design ela se torna mais bela aos nossos olhos.

E para falar mais um pouco de Design eu diria que ele não se traduz apenas em um simples objeto como uma mesa, cadeira, cafeteira ou qualquer outro item, mas a soma de todos eles, que se transformam em uma nova maneira de se ver e assim, de peça em peça, vamos redesenhando uma nova maneira de sentir o mundo, muito mais criativa e bela.