Blog_

Empreendedorismo

Organizar o estoque não é tarefa fácil. Mas faz parte do escopo de um negócio comercial, quer seja loja, restaurante, lanchonete, pizzaria e qualquer outro, principalmente por evitar prejuízos!

Durante esse trabalho é muito comum ouvir queixas sobre a falta de espaço, o que nem sempre faz sentido. Às vezes o grande erro está na organização e disposição dos itens.

Tudo começa com as proporções: uma estante muito grande e um espaço muito pequeno lhe trará uma sensação ainda pior de aperto. Além disso, esses tipos de móvel podem dificultar a circulação de pessoas. Uma solução nesse caso é distribuir os produtos em prateleiras altas, liberando o chão. O ideal é ter uma escada facilitar o acesso.

Outra estratégia é agrupar produtos por cores e formatos, o que ajuda a comunicação visual. Parte da desorganização tende a ser resolvida quando os produtos estão setorizados. E se você precisa armazenar coisas pequenas utilize caixas empilháveis transparentes, assim conseguirá visualizar o produto.

Também é uma dica legal ordenar seu estoque de forma lógica e de fácil memorização. Para isso, utilize rótulos, categorias, letras e números.

Além disso, fique atento à sazonalidade – uma linda piscina inflável não é tão atrativa no inverno. Então reduza a quantidade de produtos e libere espaço para outros melhor comerciáveis no período.

Tenha em mente que apenas uma iluminação técnica e funcional é necessária: luz branca é ótima para manter a atenção focada e cores reais.

Lembre-se sempre de observar seu mobiliário. Se necessário, faça sob medida. Caso contrário, escolha prateleiras modulares e encaixáveis, nas quais os níveis podem variar conforme demanda e encaixar e desencaixar com facilidade.

Otimize o deslocamento no espaço com carrinhos como patinetes. Há modelos de pallets que são mais baratos e aguentam bastante peso. Mas atente-se a dimensionar a circulação para que não fique apertado ou sobrando espaço demais. Por falar nisto, o piso precisa ser liso, desde que sem porcelanato. Superfícies de cimento cumprem bem essa função, pois não exigem manutenção constante.